29/06/2015

La Salle Niterói vivencia a 3ª Mostra Literária

Entre os dias 22 a 26 de junho estudantes, educadores e familiares vivenciaram a 3ª Mostra Literária do Colégio La Salle Niterói. Os protagonistas desta semana de aprendizagens foram as histórias, poesias e ilustrações que, se difundiram pelo ambiente através das interações dos alunos com as obras literárias e seus autores.

A abertura das atividades foi realizada, no dia 22/06, com a apresentação da Esquete Adorável Mundo Novo, encenada pelo Grupo teatral 3 máscaras, a encenação trouxe a reflexão sobre o capitalismo.

Durante a semana, a Mostra Literária contou com a participação especial de escritores: Álvaro Cardoso Gomes, João Pedro Roriz, Alexandre Brito e Léia Cassol e Professor Gelson Vanderlei Weschenfelde. Os convidados participaram do Projeto Autor Presente possibilitando o aprofundamento sobre as obras literárias, através de canções e descontraídos diálogos, demonstrando aos alunos que ler é uma atividade prazerosa e repleta de curiosidades.

Além da realização de autógrafos e perguntas relacionadas às obras literárias, os alunos também questionaram os autores sobre a profissão de escritor. Ao responder uma pergunta, referindo-se à mediação do escritor, Álvaro Cardoso Gomes deixou um recado aos estudantes: “As pessoas precisam de educação para alcançar patamares mais altos da literatura”.

A semana de atividades foi encerrada, no dia 26/06, com o 3º Sarau Literário. Para a entrada do evento, a Comunidade Educativa trouxe livros literários que serão doados nos próximos dias para uma Instituição beneficente de Canoas. As belas apresentações dos alunos do Ensino Médio abordaram a releitura das obras literárias desenvolvidas durante o ano letivo. Com encenações em grupo, monólogos e recitações de poesias os alunos tornaram a noite em um espetáculo de conhecimentos literários.

Concurso Poesia Gentil

No encerramento do 3º Sarau Literário a aluna Luana Pereira Cortez, da turma 221, foi anunciada como vencedora do Concurso Poesia Gentil. A aluna terá sua poesia pintada no muro da frente do Colégio.