27/05/2015

Alunos participam do 1º Aulão do Ensino Médio

Na manhã do dia 27 de maio, os alunos do 9º ano EF e Ensino Médio participaram do 1º aulão do Ensino Médio. A atividade abordou o tema Dom Casmurro: o eterno dilema da (não) traição de Capitu.

A abertura da atividade foi realizada pela supervisora educativa Joice Bruhn, que destacou os componentes curriculares a serem desenvolvidos. As aulas proporcionaram a participação dos alunos através de questionamentos.

A abordagem da Literatura e Língua Portuguesa foi realizada pela professora Ane de Mira, que iniciou sua aula abordando o motivo da análise sobre a obra de Machado de Assis, escritor brasileiro, considerado como o maior nome da literatura nacional, tema de interesse dos estudiosos da literatura universal e exigido em diversos processos seletivos. Segundo a educadora, a obra trata de um tema atemporal, “a atividade visa estimular a leitura e a análise crítica sobre as obras, a proposta do aulão é proporcionar aos alunos a experiência prática da interdisciplinar a partir da obra Dom Casmurro”, explica Ane.

Em seguida o professor Vander Luis Rodrigues abordou a disciplina de história, destacando aspectos políticos relacionados a cidade do Rio de Janeiro, capital da nascente república brasileira, na passagem do século XIX para o XX. A professora Betânia Rodrigues da disciplina de Geografia proporcionou uma aula dinâmica com uso de multimídia abordando a situação geográfica do Rio de Janeiro no período tratado pelo livro.

O tema mais polêmico do aulão foi abordado pela professora Carina Malonn, no componente curricular de Sociologia, que abordou a organização Social e teorias feministas da década de 1970.

A atividade terá continuidade em sala de aula trabalhando os demais componentes curriculares.