05/03/2015

Tecnologias educacionais em sala de aula

O ano letivo de 2015 inicia repleto de novidades, que trazem modernidade às aulas do Colégio La Salle Niterói através do uso de recursos tecnológicos em sala de aula.

Em um trabalho em conjunto, a Direção, Equipe Pedagógica, Setor de informática e mantenedora, desde 2014, planejam a implantação de Tecnologias educacionais no Colégio. “Hoje, com orgulho, podemos anunciar que em 2015 grandes novidades chegaram para dinamizar a busca pelo conhecimento”, afirma o Diretor Elio Luís Liesenfeld.

O objetivo é utilizar as novas ferramentas educacionais para a aprendizagem, de forma a tornar a busca pelo conhecimento mais envolvente, interativa e criativa. As salas de aula foram equipadas, cada uma, com um novo Notebook com sistema operacional Windows 8.1, o que proporciona a realização de aulas diferenciadas, que se apropriem de recursos educacionais digitais, ao complementar a experiência da aprendizagem através de infográficos, vídeos, Imagens animadas e jogos.

Os netbooks em sala de aula, também, facilitam o manuseio pelos estudantes que, mediante a autorização do professor, podem realizar pesquisas e apresentação de trabalhos com praticidade mobilidade.

Para melhor aproveitamento dos novos recursos adquiridos, duas antenas foram fixadas no pátio do Colégio para a ampliação da rede wi-fi, a qual garante o acesso do sinal restrito aos computadores, netbooks e notebooks do Colégio.  Dessa forma, também foram trocados determinados equipamentos de áudio e vídeo das salas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, enriquecendo o uso destes recursos. No laboratório de informática foi realizada a troca do Sistema Operacional dos computadores do Labin, que passou do Windows XP para o windows 8 Pro.

A modernização contempla as diferentes faixas etárias de alunos, as salas do 1º ano do Ensino Fundamental recebem a instalação de projetor, notebook e som, com o apoio pedagógico as professoras alfabetizadoras preparam seus alunos para novas descobertas através do uso das tecnologias educacionais.

Cada vez mais presente no dia-a-dia, os dispositivos móveis agora estão presentes nas salas de aula do Ensino Médio para estimular a aprendizagem, através da mobilidade da Apple TV e Ipads. O pequeno dispositivo chamado Apple TV, possibilita ao professor fazer o espelhamento da tela do Ipads, disponíveis na Escola, pelo Projetor das salas de aula, “sem a necessidade de estar conectado a fios ou cabos”, afirma a coordenadora de informática Vivian Donaduzzi. Facilitando a visualização de conteúdos e materiais, os quais o professor deseja trazer a conhecimento dos alunos com praticidade.

As novidades também trazem mudanças ao dia a dia do professor em sala de aula. Neste ano, os professores se despedem do tradicional Diário de Classe impresso, e passam a utilizar o Diário online. A ferramenta proporciona aos professores a possibilidade de realizar as tradicionais tarefas de sala de aula, agora de forma online, entre elas: a chamada, a digitação de notas parciais, conteúdos programados, além de organizar a agenda de atividades da turma. O Diário online proporciona aos pais e alunos, que consultem simultaneamente, através do Portal do aluno, a frequência escolar, as aulas programadas e o plano de ensino, que contém os conteúdos a serem abordados durante o ano letivo.

A troca de materiais didáticos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio busca proporcionar condições cada vez melhores de aprendizagem e ensino. O material adotado para o Ensino Médio possibilita o acesso a uma plataforma digital, onde os alunos poderão responder a provas e simulados preparados por seus professores através do Gestor de Atividades, Simulados e Provas. Na plataforma online, os professores encontram uma série de recursos exclusivos pensados para lhes dar suporte no processo de ensino, avaliação dos alunos e preparação de conteúdos, os educadores podem compartilhar vídeos, imagens e infográficos com a turma, agregando valor ao planejamento de suas aulas.

Conforme estudo realizado pela Rede La Salle, um novo recurso poderá ser explorado em sala de aula através dos materiais didáticos: os efeitos 3D. Para a supervisora educativa Joice Bruhn, a utilização das novas tecnologias torna as aulas mais dinâmicas e interativas, preparando os alunos para a realidade do mundo do trabalho. Integrada à proposta educativa, as novas tecnologias permitem que os alunos sejam aliados no processo educativo, permitindo o aprimoramento e a inovação pedagógica.