21/11/2014

Projeto auxilia na adaptação da vida Escolar

A Escola deu início ao trabalho de preparação dos alunos que, no próximo ano, ingressam em outro nível Escolar. Com a proximidade do final do ano letivo, este trabalho se mostra importante para adaptação dos estudantes que em 2015 vivenciarão mudanças na sua rotina.

Atividades de adaptação são desenvolvidas para as turmas Nível 2, 1º ano do EF, 5º ano do EF e 8ª série do EF. Desde o dia 10/11, os alunos do nível 2 fazem o horário de intervalo (o recreio) no pátio em um horário especial só para suas turmas, com tempo de intervalo, gradativamente, ampliado até chegar aos 20 min, como de todas as turmas da Escola. Já o 5º ano do EF começou a circular pela escola, nos momentos de deslocamento, como entrada e saída, sem fazer fila.

As turmas da 8ª série do EF participaram de um momento especial com o Serviço de Orientação Educacional para dialogar e entender as diversas mudanças que ocorrem na vida Escolar e também no momento da adolescência.

A Orientadora Educacional Maria Cláudia abordou temas que trazem situações do dia a dia, no período vivenciado pelos estudantes: mudanças físicas, aumento de apetite e sono, questionamentos, insegurança, preocupações sociais, imediatismo e cuidados a serem tomados. Dessa forma, também apresentou as mudanças na vida Escolar, envolvendo hábitos de estudo, disciplinas de aula e oportunidades às quais os alunos devem ficar atentos. O convidado Lucas da Silva Lemos aluno da 3ªsérie do EM contou aos estudantes sua experiência e deu dicas de como adaptar-se a todas as novidades do Ensino Médio. O professor de história Mauro Silva trouxe aos estudantes a forma de abordagem e explicação do conteúdo. Além disso, os estudantes produziram um cartaz escrevendo palavras que façam referência ao ingresso no Ensino Médio.

As atividades de adaptação possibilitam às crianças e jovens atitudes de autonomia e segurança com as mudanças que ocorrerão dentro deste processo de passagem para o próximo ano.