07/11/2014

Ensino Médio participa de atividades de preparação

Uma Super revisão para o ENEM 2014 marcou a aula, do dia 07/11, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Niterói. Os estudantes assistiram o aulão transmitido ao vivo do Centro de Convenções Sulamérica (RJ). Os alunos aproveitam a oportunidade para revisar o conteúdo e ficar atento a dicas para o ENEM 2014, que será realizado nos dias 08 e 09/11.

O aluno da 3ª série do EM Lucas da Silva Lemos, conta sobre como está se preparando para a prova, “Ainda vou estudar matemática neste final de semana, mas estou tranquilo, pois fizemos exercícios com questões de provas anteriores do ENEM e realizamos simulados. Na verdade, você tem que estudar e confiar na sua preparação”. Quando questionado sobre as dificuldades da prova, Lucas fala do tempo de realização, “acredito que a dificuldade está na sua extensão, o conteúdo das matérias já foi trabalhado, mas não se sabe qual será o tema abordado na redação, então é preciso desenvolver tudo em um tempo limitado”, comenta.

O Colégio La Salle Niterói desenvolve, ao longo do ano, ações educativas no Programa do Ensino Médio, que neste ano, intensificou as atividades alcançando excelentes resultados no ensino e aprendizagem dos alunos participantes. Através de oficinas preparatórias para o ENEM e vestibulares, os professores trabalham a matriz de referência do ENEM com as competências e habilidades exigidas neste exame, nos componentes curriculares de Física, Química, Matemática e Redação.

Programa do Ensino Médio

Segundo a orientadora educacional Maria Claudia Goulart Borges a Escola cria oportunidades ao aluno, no processo de escolha da profissão, “esta caminhada do aluno acontece durante todo o Ensino Médio, através de experiências, como: testes vocacionais, visitação às universidades, conhecimento dos cursos e possíveis áreas de atuação e a simulação da primeira entrevista de emprego. É um conjunto de atividades que possibilita o processo de amadurecimento e a escolha da profissão”, explica.

Integram o programa Simulados realizados com todas as turmas de 1ª a 3ª série do EM, que segundo a Supervisora Educativa Joice Bruhn, visam familiarizar e preparar o educando com essa prática, “nos encontros com o Serviço de Orientação educacional foram desenvolvidas técnicas de entrevistas, orientação profissional e preparação dos alunos no desenvolvimento das competências sócioemocionais”, afirma.

Nos meses de agosto e outubro os alunos intensificaram a preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio, realizando o Simulado ENEM com 105 questões e o Simulado UFRGS com 100 questões, ambos aplicados em dois dias. As provas foram preparadas pelos professores do Colégio La Salle Niterói, de acordo com os conteúdos trabalhados em sala de aula e servindo como forma de avaliação para os componentes curriculares envolvidos.

Lucas se prepara para ingressar no curso de direito, “Quero ser promotor público. Quando entrei no Ensino Médio eu queria fazer medicina, mas desde a 1ª série do EM venho realizando os testes vocacionais com a orientação educacional da Escola e fui me inclinando para o curso de direito. Fui aprendendo sobre esta área e até mesmo no último teste que fiz com a psicóloga do Unilasalle, obtive 95% de aptidão para o direito”, conta.