20/10/2014

Vida Religiosa

30 anos de canonização Ir. Miguel Cordero

O dia 21/10, é marcado pelos 30 anos de canonização do Santo Irmão Miguel Febres Cordero, Irmão Lassalista equatoriano, que deu nome ao Colégio La Salle Niterói por 45 anos (1984-2014).

O Colégio La Salle Niterói é protegido pelas bênçãos de nosso padroeiro, São Miguel Febres Cordero, santo cujo qual o Irmão Constantino era grande devoto.

Breve resumo de sua história de vida

O Irmão Miguel nasceu em Cuenca, Equador, em 1854. Filho de rica família, foi em seu país, um dos primeiros Irmãos das Escolas Cristãs, os quais chegaram ao Equador em 1863. Aluno dos Irmãos da Escola de la Salle encantou-se com o trabalho e a dedicação desses abnegados educadores e resolveu imitá-los.

Iniciou lecionando nas escolas de Quito. Desde cedo se distinguira pelos profundos conhecimentos da Língua e da Literatura espanholas. Face à carência de livros didáticos, resolveu compor diversos, os quais, inclusive, foram adotados oficialmente pelo Governo Equatoriano, para todas as escolas públicas. Foi chamado para integrar a Real Academia Equatoriana e nomeado Acadêmico Correspondente da Real Academia Espanhola.

A partir de 1908, já com a saúde fragilizada por uma persistente pneumonia, foi enviado para uma escola perto de Barcelona, na Espanha. Continuou trabalhando, mas lentamente e cada vez mais debilitado acabou falecendo no dia 9 de fevereiro de 1910, na cidade Superior Del Estragar onde foi sepultado.
A fama de eminente santidade o acompanhou durante toda a vida e perdurou depois da sua morte.