18/09/2014

Alunos do Pré 2 aprendem brincando de Mercadinho

Visando incentivar a aprendizagem através do lúdico, as professoras do Pré 2 do Colégio La Salle Niterói, criaram com os alunos e as famílias um mercadinho no ambiente da Educação Infantil. Para organizá-lo foi necessária a dedicação especial dos alunos, que selecionaram todo o material trazido de casa e levantaram questões importantes para a separação do material: “o que é alimento?”, “o que é bebida?”, “o que é produto de higiene?”, “o que necessita de refrigeração?”. Diversas outras dúvidas surgiram possibilitando a aprendizagem através do debate em grupo, como por exemplo: “Chiclete é de comer?”, “Nescau é bebida?” e “Iogurte, eu tomo ou eu como?”.

Por meio de uma votação, foi realizada a escolha do nome do mercado, após as propostas dos alunos, “Mercado dos Namorados” foi o mais votado pela turma. Para divulgação do empreendimento da turma, os alunos criaram folders convidando os educadores da escola para o dia da grande inauguração. Os desafios se intensificaram, e os alunos decidiram os preços dos produtos e fizeram o registro dos mesmos nas embalagens, escolheram as funções de cada um (segurança / operador(a) de caixa, vendedor(a)...),  fizeram cartazes para divulgação das promoções, organizaram o dinheiro e outros detalhes.

Depois de muito trabalho estava tudo organizado: as mercadorias separadas, a equipe definida, os cartazes elaborados, as sacolas ecológicas prontas para serem entregues, assim como, o dinheiro de brinquedo usado para as compras. Vários clientes compareceram a inauguração do mercado, momento em que foi perceptível a alegria e empolgação dos alunos, através da dedicação e o cuidado em agradar os clientes, o que demonstrou o significativo envolvimento da equipe na criação do Mercado.  A proposta lúdica continua, a fim, de que as crianças possam brincar, socializar e ao mesmo tempo estabelecer relações com as diversas áreas do conhecimento.