04/04/2014

Alunas são vacinadas contra o HPV

No dia 21 de março o Colégio La Salle Niterói recebeu a equipe de vacinação que atua na campanha de imunização contra o vírus HPV. Na ocasião, foram vacinadas as alunas com idade entre 11 e 13 anos.

A vacinação ocorreu durante toda a manhã no salão do colégio e contou com a adesão massiva das alunas. As estudantes estavam informadas sobre a importância da vacina e sobre os riscos oferecidos pelo HPV, pois participaram de uma palestra sobre o tema na quarta-feira, 19.

O HPV pode ficar no organismo durante anos sem apresentar sintomas, mas pode evoluir para cânceres como o do colo do útero que no Brasil é a segunda causa de morte entre mulheres. A vacina imuniza contra os tipos mais graves do vírus que é transmitido através do contato direto com a pele ou mucosa infectada onde a principal forma de contaminação é através da relação sexual.

Palestra

A palestra informativa sobre os riscos do HPV foi conduzida pela ginecologista Cleusa da Silva Conceição, que explicou às estudantes que o vírus está presente hoje em um número muito grande de mulheres no país, mas que muitas delas não sabem, já que ele não apresenta sintomas.

"Este modelo de vacinação, adotado pelo governo, requer uma segunda dose daqui a seis meses e uma terceira daqui a cinco anos. Esta configuração foi adotada para que seja possível conscientizar e informar as famílias que ainda não estão convencidas sobre a importância da vacinação. Não haveria tempo hábil para isso se fosse adotada o mesmo cronograma da vacinação particular, onde todas as doses são dadas em seis meses. Além disso, como os homens são transmissores do vírus, o governo planeja incluir os meninos na vacinação nos próximos anos", contou