25/02/2014

Jornada Pedagógica prepara o ano letivo

No último dia 17 os alunos do Colégio La Salle Niterói retornaram às salas de aula, mas o trabalho dos educadores já estava em andamento uma semana antes. A Jornada Pedagógica, que marcou o retorno da equipe ao trabalho, teve início no dia 10 de fevereiro, com a palestra Habilidades e Competências, ministrada por Lino de Macedo. A atividade contou com a  participação dos colégios lassalistas de Canoas, Sapucaia do Sul e Esteio.

Nos dias seguintes, cada escola realizou as atividades da Jornada em suas dependências.

Atividades no La Salle Niterói

No dia 11, as atividades iniciaram com um café da manhã, seguido de um momento de reflexão inicial e de uma dinâmica de apresentação. O momento de destaque da manhã foi a palestra de formação com a psicóloga Gilnéia Cavalheiro. Logo após, os educadores receberam informações sobre a Campanha da Fraternidade 2014, que tem o tema "Fraternidade e Tráfico Humano" e o lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou". A manhã de trabalhos se  encerrou com a entrega do material didático da Editora Positivo aos profissionais do La Salle Niterói.

Já no dia 12, as atividades da Jornada foram realizadas durante ambos os turnos. Depois de uma reflexão sobre Pedagogia e Espiritualidade Lassaliana, ocorrida no início de cada turno, os educadores dedicaram o turno ao planejamento de 2014. Foram discutidos projetos e comissões, planos de trabalho, panorama das turmas, salas, calendário 2014, diretrizes para o

trabalho e orientações para o 1º dia de aula, que foi realizado no dia 17, e reunião de pais. No turno da tarde, foram também discutidas a organização das salas de aula e houve preparação das entrevistas para os pais de alunos novos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.

Portal Futurum

O quarto dia de Jornada, na quinta-feira, 13, teve novamente abertura com a tradicional reflexão em ambos os turnos. Pela manhã houve ainda uma reflexão sobre o texto Nativos Digitais. Os educadores da manhã discutiram ainda Competências e Habilidades e assistiram a uma apresentação dos Serviços Pedagógicos. Os educadores do turno da tarde participaram de uma formação para utilização do Portal Futurum e de atividades de discussão sobre produção textual e critérios avaliativos.

Encerramento

O encerramento da Jornada Pedagógica se deu na manhã da sexta-feira, 14, com a participação dos educadores de ambos os turnos. Depois da habitual reflexão, foram apresentados os resultados da Avaliação de Conhecimentos e do ENEM.

Logo depois, os educadores participaram de uma formação conduzida pela Editora Positivo. Por fim, um almoço de confraternização foi realizado para todos os Professores e Funcionários.