21/11/2013

La Salle Niterói comemora a Consciência Negra

Durante toda esta semana, o colégio La Salle Niterói desenvolve atividades ligadas ao projeto Consciência Negra, em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Este projeto tem como objetivo respeitar as manifestações culturais, étnicas e religiosas. Além de identificar as situações em que a injustiça se faz presente. As atividades buscam a participação coletiva e a conscientização pelo respeito ao próximo. O projeto tem como objetivo geral a valorização da cultura africana e afro-brasileira, bem como seus costumes, valores, crenças, danças, comidas, vocabulário e arte.

Cultura africana

Em janeiro de 2003 o governo federal por meio do ministério da educação aprovou a Lei nº 10.639 que determina a inclusão do ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio do Brasil, compreendemos que tal medida é de suma

importância para um reparo no ensino do país, no que tange a história e a contribuição dos povos africanos na formação da cultura brasileira.

Atividades

Na segunda-feira, 18, imagens temáticas em cartazes já decoravam as salas de aula. O mural central também encontra-se devidamente ornamentado com o tema.

Paralelamente, os educadores realizam reflexões sobre o tema na sala dos professores. Outra atividade que perpassa toda a semana é a Hora do Conto para alunos da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental.

No dia 18, os turnos da manhã e da tarde tiveram momentos cívicos, nos quais estudantes das turmas 161, 162, 141 e 142 realizaram apresentações. As atividades da semana culminam na sexta-feira, 22.

Neste dia, momentos cívicos marcarão ambos os turnos, com apresentações das turmas 171, 172, 173 e 151.