15/10/2013

Segundos anos realizam retomada do 1º semestre

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle Niterói participaram de uma retomada de tudo o que foi estudado desde o início do ano letivo.  Nesta busca pelos momentos vividos no primeiro semestre do ano, foram localizados diversos registros que as turmas decidiram compartilhar com as famílias e com todos os interessados. Entre os momentos registrados estão algumas tardes do período de integração e adaptação entre alunos e professoras, atividades recreativas, rodas de conversa sobre as regras de convivência, atividades de alfabetização, atividades alusivas à Páscoa e à Semana de La Salle, entre outras.

Segundo as professoras, as turmas apreciam muito cantar e dançar, brincar em grupo, ler e realizar atividades lúdicas. Ressaltam ainda que os educandos são curiosos e interessados pelos assuntos estudados e mergulham nas propostas apresentadas pelos educadores. Por estes motivos, os estudantes demonstraram grande empolgação com a chegada de amigo muito especial, “O Criatura”, personagem principal do livro “Planeta Caiqueria”, do escritor Hermes Bernardi Junior, adotado no primeiro semestre. O Período de trabalho com um boneco que representava este personagem foi muito significativo e cada aluno ficou na maior expectativa, esperando a sua vez de levá-lo para cumprir a tarefa determinada por ele. Foi realizada também uma série de fotografias dos momentos vividos com este amigo, que mesmo tendo ido embora ficará para sempre nos corações dos estudantes.

Há também registros fotográficos de momentos especiais de carinho entre as crianças e seus professores, atividades de descobertas pedagógicas, a preparação para a caminhada da Gentileza e para o Dia das Mães. São momentos em que os alunos descobriam a letra cursiva, recebiam o “mini alfabeto” como presente do Criatura e participavam de uma homenagem a ele no momento de reflexão no pátio.

O 1º semestre foi realmente muito especial para as turmas 121 e 122. E as professoras já anunciam que novidades estão previstas: “Este 2º semestre também está “fervendo” de coisas legais e novas aprendizagens. Aguardem para ver nossas próximas notícias, pois “logo logo” estaremos apresentando novidades”.