15/10/2013

Alunos conhecem o Tecnopuc

No dia 23 de setembro, os alunos premiados na IX Mostra de Conhecimentos participaram do passeio pedagógico ao Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em Porto Alegre. Os alunos passaram em frente aos centros de pesquisas e desenvolvimento, Dell e HP, pioneiras no Parque. As professoras Nádia Valli Santanna e Vivian Donaduzzi Hoch, coordenadoras do Projeto IX Mostra de Conhecimentos, acompanharam a visita.

Visita guiada

O grupo foi recepcionado pela gestora de relacionamento do Tecnopuc, Clarice Lamb, que fez a apresentação do Tecnopuc e de sua história, mostrando fotografias de seus laboratórios e de suas instalações. Clarice falou sobre o alto índice de empregabilidade nas diversas áreas da Tecnologia, ressaltando a importância dos alunos estarem atentos e se prepararem desde agora para ingressar nestas profissões inovadoras. Além disso, pontuou também que a fluência no idioma inglês é essencial para quem quer ingressar no mercado. A gestora também salientou que neste ano o Tecnopuc completa dez anos de existência e que nos próximos anos passará por expansão no município de Viamão em uma área de terra três vezes maior que a que abriga o Parque de Porto Alegre.

Cartilha informativa

Ao final da visita cada um dos alunos recebeu uma cartilha informativa com o material de divulgação dos cursos e formações ofertadas pela PUCRS, além de um chaveiro da instituição.

Tecnopuc

O Tecnopuc foi inaugurado oficialmente em 2003 e tem por objetivo estimular a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Atualmente, 101 organizações compõem o Tecnopuc: 81 empresas, 8 entidades e 12 estruturas de pesquisa. São exemplos de atividades desenvolvidas o Núcleo Tecnológico de Energia Solar Fotovoltaica, o Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Petróleo, Recursos Minerais e Armazenamento de Carbono, a Incubadora Raiar, e o Centro de Inovação, em parceria com a Microsoft.