26/09/2013

Ensino Fundamental II

Vencedores visitam parque ambiental

A turma 173, vencedora da Corrida dos Alimentos, que é realizada anualmente através de uma parceria do grupo Patrulha Ambiental com a Acadef,  foi premiada com uma visita ao Parque Ambiental Souza Cruz, em Cachoeirinha. O Programa de Educação Ambiental (PEA) é uma iniciativa do Parque e realiza o processo de educação ambiental por meio de incentivo à visitação. O objetivo do programa é fazer com que cada um dos seus visitantes transforme-se em um agente de melhorias ambientais.

Incentivo

O passeio, oferecido pela Acadef,  foi um presente e incentivo à turma vencedora. Além de proporcionar uma vivência educativa, também ofereceu um delicioso lanche e momentos que uniram cultura, história, ciência e natureza preservada. Participaram do passeio alguns alunos representantes da Patrulha Ambiental, as educadoras Nádia e Andréia, do Colégio La Salle Niterói e a estagiária Graziele, da Acadef.

Trilha

Os estudantes participaram da trilha Casa Açoriana, onde a cultura e a história estão representadas na paisagem, na natureza e nos costumes.

O percurso revela uma antiga olaria e a Casa Açoriana, além de alamedas, um pequeno lago, pomar, horta, lavoura, jardim de cactus, jardim de ervas medicinais, videira e um viveiro de mudas. Também é parte do trajeto o Jardim Sensorial, criado especialmente para o público com deficiência visual, pois suas placas em braile identificam espécies vegetais cujo manuseio e interação têm por objetivo aguçar os sentidos dos visitantes. A trilha possui uma extensão de 700m. Os alunos foram guiados por uma bióloga do parque durante todo o percurso.