19/05/2017

Semana de La Salle 2017

No dia 15/05, celebra-se a ocasião em que São João Batista de La Salle foi declarado patrono de todos os educadores pelo Papa Pio XII, em 1950. Sendo este um período de fomentar a contribuição dele para a educação, comemoramos a SEMANA DE LA SALLE, e o Colégio La Salle Niterói preparou uma série de atividades entre seus estudantes e educadores para fortalecer os laços lassalistas.

Na noite do dia 15/05 o Colégio teve o privilégio de ser visitado pelo bispo auxiliar da nossa Arquidiocese, Bispo Dom Leomar Brustolin.

Dom Leomar é autor de diversos livros, educador, professor universitário, e clérigo a mais de duas décadas, é responsável, entre outras atividades, pela Comissão Episcopal para a Cultura, Educação, Ensino Religioso e Universidades, como bispo referencial para a toda a região sul do país.

Dom Leomar esteve em nossa escola para conhecer nossa realidade e dialogar com os educadores. Lamentou não poder ter vindo mais cedo e interagir com alunos. Em momento de conversa com os professores e equipe diretiva, possibilitou-nos a reflexão sobre a educação em nosso país, e sobre a importância das escolas cristãs, de suas obras sociais, de seu caráter transformador e humanista. Ouviu anseios e respondeu perguntas de professores, sempre muito amigável, revelando a acessibilidade e proximidade que a Igreja vem buscando com a comunidade.

Entre os dias 15 e 19 de maio, todos os educadores em suas respectivas turmas, realizaram atividades em celebração a Semana de La Saale, e também aprenderam um pouco mais sobre a vida de La Salle. Além disso, foram realizados momentos de reflexão, convivência e lanche partilhado entre os estudantes.

Preces em Rede:

Nesta semana de La Salle, somos chamados a explorar o sentimento de coletividade em rede e a valorização da espiritualidade para com os mais necessitados. Como objetivo prático para isso, cada turma de nossa escola realizou uma oração em seus momentos de reflexões de sala de aula para uma unidade educativa lassalista, dentre elas: obras sociais, escolas e instituições de ensino superior. Sinta-se envolvido por esse espírito solidário e faça sua prece também.

História de La Salle:

São João Batista de La Salle: Nascido em Reims, na França em 1651, o homem que viria fundar o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e tornar-se Santo, dedicou sua vida a educar os mais humildes, abdicou de sua condição de nobre e tornou-se o patrono dos educadores. O falecimento ocorreu em 1719. Seu legado continua com o trabalho dos Irmãos Lassalistas e dos Leigos na missão por uma educação cristã e integradora, atenta à dimensão afetiva, às relações fraternas e solidárias e ao respeito à diversidade.

VEJA AQUI: