07/10/2016

Cantina do Colégio recebe Selo de Qualidade

O Colégio La Salle Niterói orgulha-se em receber na sua cantina, Dona Inês, o selo de qualidade nutricional de Cantina Saudável na manhã desta sexta-feira (07).

O Colégio é a 2º escola a receber esse selo no estado do RS, que tem como objetivo certificar à comunidade que o estabelecimento comercial está cumprindo normas que resultem em uma refeição segura e de qualidade. Certificado pelo CRN-2 (Conselho Regional de Nutrição) o colégio caracteriza-se como um espaço de formação, educação e desenvolvimento de hábitos de vida e práticas saudáveis, inclusive de alimentação.

A maioria dos lanches vendidos e/ou preparados nas cantinas escolares encontra-se com baixo teor de nutrientes e com alto teor de açúcar, gordura e sódio.  Com base nestes dados o Colégio La Salle Niterói implantou junto com a empresa Confeitaria Dona Inês na cantina da escola o projeto da “Cantina Escolar Saudável”, seguindo assim as orientações do Ministério da Saúde e da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep).

Na Cantina Dona Inês não são comercializadas guloseimas, refrigerantes, salgadinhos industrializados, alimentos com gorduras-trans, embutidos e frituras, evitando assim o consumo em excesso de açúcar, gordura e sódio. A Cantina do Colégio é acompanhada por nutricionista que avalia previamente a qualidade nutricional dos produtos a serem vendidos, além de elaborar e supervisionar o cardápio de almoço oferecido diariamente a comunidade escolar.

Todo este trabalho concedeu à cantina escolar no seu primeiro ano de operação a premiação com o Selo de Qualidade do CRN-2 para cantinas escolares.  O local foi avaliado pela equipe de nutricionistas fiscais, segundo critérios estabelecidos pelo Conselho com base em requisitos de segurança alimentar e nutricional. A atuação dos profissionais nestes estabelecimentos visa a segurança alimentar e o controle das condições higiênico-sanitárias, desde o fornecimento da matéria-prima até o seu consumo, como armazenamento, conservação, manipulação e distribuição.

Mais Informações:

Maria Cristina Furtado da Silva