26/09/2016

Visita do CORAÇÃO DA GENTILEZA

Estimada família lassalista!

Viva Jesus em Nossos Corações!

Para sempre!

Vivemos em uma sociedade imediatista, pautada pela produtividade e posses, onde cada vez menos a dimensão do ‘ser’ é levada em conta. Encontramos cada vez mais dificuldade de olhar nos olhos uns dos outros ou, até mesmo, de permitir que saia de nossas bocas um sincero “eu te amo”. A naturalização da violência e a banalização da vida são crescentes que nos assustam enquanto uma instituição de ensino centrada na vida. Assim, nos posicionamos na contramão dessa lógica.

Há alguns anos, o Colégio La Salle Niterói, vive a proposta do Projeto Gentileza gera Gentileza. Esse movimento visa articular os saberes escolares e cotidianos na busca por soluções à sociedade, possibilitando a vivência de situações em que as pessoas aprendam a gostar de fazer o bem às outras e, por meio do diálogo, estimulem à solidariedade, à transformação de realidades e à melhor convivência social.

Assim, através dessa carta, convidamos você FAMÍLIA LASSALISTA, a embarcar na contramão dessa lógica que destrói à vida! Queremos construir juntos uma grande corrente do bem, onde possamos viver esses valores cotidianamente. Em 2016, cada família lassalista receberá em sua casa, a visita de um CORAÇÃO DA GENTILEZA! Ao recebê-lo pedimos que a família possa sentar junta, com os membros olhando nos olhos uns dos outros e permitindo-se dizer um ‘eu te amo’. Ainda, ao sentarem juntos, que cada membro da família possa compartilhar com os demais as gentilezas que realizou durante a semana. Ao final desse momento, pedimos que a família procure ao menos um RETALHO DE TECIDO (algo como 15x10cm) para ser enviado à escola no próximo dia letivo, junto com o coração que irá visitar outra família da turma! Com ajuda de algumas mães/avós construiremos colchas de retalhos que serão doadas como símbolo de nossa gentileza!

Aproveitamos para convidar à cada um/a para espalharmos essa mensagem de gentileza pelo Bairro Niterói, no dia 15/10/2016, sábado, onde realizamos nossa tradicional Caminhada da Gentileza às 16h, culminando com uma bonita celebração na Paróquia São Paulo Apóstolo. Nossa caminhada acontecerá concomitante ao Encontro de Jovens Lassalistas que reúne os participantes de grupos de jovens das 16 escolas lassalistas da Região Sul do Brasil.

A ida dos corações é uma ação simbólica e cabe a nós torná-la concreta, assim convidamos todos/as a fazermos o carisma lassalista acontecer concretamente no dia-a-dia, sendo coerente com a proposta de La Salle em preparar para a vida e ensinar a bem viver. Contamos com vocês na construção de nossa colcha de retalhos, em tornar nossa caminhada da Gentileza uma das mais especiais e no dia-a-dia fomentando a defesa da vida com nossas crianças e jovens.

Com estima,

Serviço de Animação Pastoral