12/09/2016

Iniciam os Festejos Farroupilhas

Tema dos Festejos Farroupilhas de 2016 é "República das Carretas"O tema dos Festejos Farroupilhas de 2016, quando se comemoram os 180 anos da proclamação da República Rio-grandense, será ‘República das Carretas’.

- Clique aqui e confira o cronograma completo das atividades

ENTENDENDO O TEMA:A República das Carretas -  Barbosa Lessa

A Guerra dos Farrapos aconteceu entre 1835 e 1845. Tendo à frente o General Bento Gonçalves da Silva, reuniu uma plêiade de heróis  como poucos já se viu: Davi Canabarro, Antonio de Souza Neto, Giuseppe e Anita Garibaldi, buscando a emancipação da província contra um Brasil cujo império intervinha de forma a comprometer gravemente a política econômica do Rio Grande do Sul.

Em 1836 implantou-se, na serra do Sudoeste, na cidade de Piratini (que tinha na época em torno de 1.000 habitantes), a capital da República Rio-grandense.  O livro "República das Carretas", de Barbosa Lessa, flagra que a verdadeira capital em certo momento teve de sair de sua seara nada fortalecida e postar-se em carretas, atravessando campos, cidades, comandadas pelo ministro da Fazenda e Interior Domingos José de Almeida - um herói cujas armas eram documentos, saber administrar, providenciar recursos para os rebeldes, e sofrer de saudades a distância da família, ou seja, um herói autenticamente moderno.

Como sugestão de estudo em todas áreas do conhecimento, seguem os tópicos de abordagem que poderão inspirar as atividades de nosso colégio.

1 - República, uma ideia: Res + publica (coisa de todos);

2 - Revolução Francesa e maçonaria: veículos de divulgação;

3 - A Proclamação da República – Antonio de Souza Neto nos Campos do Seival;

4 - A instalação da República Rio-grandense – Eleição do Primeiro Governo. Piratini;

5 - Os Italianos na Revolução – republicanos e carbonários;

6 - A imprensa – todos os jornais da República Rio-grandense;

7- A organização do Governo – As carretas como meio de transporte dos documentos;

8 - A bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão: símbolos de República Rio-grandense e a música tema da Semana Farroupilha 2016: República das Carretas.

9 - O fim da República – Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades;

10 - Ressurge a República com a Proclamação no Brasil em 1889 – Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. No Rio Grande do Sul, Julio de Castilhos e Borges de Medeiros.

Esta data, que marca os 180 anos de um episódio tão significativo na vida do estado e do país, inspira “o ser” revisitada, comemorada e debatida.

Espaço de Hospitalidade: nosso Galpão Farroupilha

Junto ao estacionamento do colégio, encontra-se nosso “Espaço de Hospitalidade”. Nele ocorrerão nossas Atividades Farroupilhas. Ocorrerão rodas de chimarrão, churrasco por turmas/anos/séries, declamação de poesias, contação de lendas, rodas cantadas, uma boa prosa, enfim, um encontro da família lassalista.

Este espaço também estará aberto para as famílias em duas noites. Queremos cultivar a tradição e aproximar ainda mais comunidade. Quem tiver interesse deverá se inscrever na portaria.

1. Iniciaremos nossas atividades no dia 12/09/16 até dia 19/09/16, conforme programação. A Equipe Diretiva, os/as Funcionários(as), os/as Professores(as) e os/as Alunos(as) estão convidados a virem pilchados durante estes dias. Quem não tiver pilcha de verá usar uniforme como de costume.

2. Os momentos cívicos ocorrerão diariamente do dia 12/09/16 até 19/09/16 (manhã e tarde), conforme agenda das turmas - turno da manhã: 07h30min – hasteamento das bandeiras e turno da tarde: 17h15min – arreamentos das bandeiras. Nos momentos cívicos o professor do período é responsável pela organização, ordem e silêncio.

3. Os professores responsáveis pelo momento de confraternização acompanharão os alunos e gerenciarão a atividade, juntamente com o apoio do SCT e demais responsáveis pela atividade. As turmas não deverão levar mochila para o Galpão.

4. O/A Regente da Turma juntamente com os líderes serão responsáveis por recolher os valores/investimento no churrasco da turma. Valor por alunos R$ 8,00 (pão, salsichão e carne de gado). O acerto dos valores será com o líder da turma e ou professora (turno da tarde) e entregue no apoio, até um dia antes da data de sua confraternização no galpão.