09/09/2016

Ressignificando o Projeto “Valores na Escola”

Os alunos do Turno Integral juntamente com as educadoras Leonilda Souza e Marilin Zanetti estão na reta final do Projeto “Valores na Escola” e estas duas últimas semanas estarão sendo decisivas no fechamento das atividades.

Em uma atividade referente ao Projeto “Valores na Escola”, os alunos e educadoras consultaram o livro “Um Mundinho de Paz” de Ingrid Biesemeyer Bellinhausen e assistiram o vídeo “O Mundinho” disponível no You Tube. Depois, em rodinha, discutiram sobre os valores que aprenderam, os que vivenciam no dia a dia e quais são importantes para construção de um mundo melhor. Os alunos também pensaram sobre a importância do papel de cada um e suas atitudes na sociedade. Tivemos muitos questionamentos e debates. Após, realizaram uma tarefa. Cada criança personalizou um CD, criando o seu mundinho. Colaram em folha A3 e através de gravuras as crianças fizeram o resgate dos valores trabalhados durante os dois primeiros trimestres.

Outra atividade relacionada ao tema do projeto, foi realizada através do mascote “Sabido”, onde cada criança retirou uma palavra (representando um valor) e a partir desta eles representaram com uma linda ilustração o significado deste valor em nossa escola. A atividade rendeu muita criatividade e dedicação.

Além disso, foi realizada a Hora do conto a partir do livro “Como Nasceu a Alegria” de Rubem Alves - (Teatro de Sombra). A história foi contada de forma lúdica, onde o encantamento e o mistério estavam presentes. As crianças, através dessa contação, refletiram sobre a importância dos valores, dos pequenos gestos e atitudes para serem felizes. Logo em seguida, utilizaram a sala de artes para ilustrar a história.

Atendentes do Turno Integral Leonilda Souza e Marilin Zanetti.