03/08/2016

Pré 2 descobre a diversidade dos tons de pele

Durante o primeiro semestre de 2016, os alunos do Pré 2 apontaram por diversas vezes o giz de cera rosa claro como sendo o da “cor da pele”. Foi então que as professoras Jaqueline de Melo Moreira Valim e Kely Almeida da Silva resolveram refletir com a turma sobre a diversidade dos tons de pele apresentados na frase de Arthur da Távola "As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida".

Em roda, os alunos foram convidados a pegar o giz de cera rosa claro e compará-lo ao tom de sua pele e a dos demais colegas. Para a surpresa de toda a turma, ninguém tinha aquele tom de pele “rosa claro”.

Depois, as professoras apresentaram para os alunos a caixa de giz de cera profissional com doze cores, estas mais próximas as tonalidades da pele humana.

Os alunos ficaram encantados e foram convidados a encontrar na caixa o giz de cera com a tonalidade que representasse o seu tom de pele.

Com o giz escolhido, cada criança fez um autorretrato.

Durante a atividade muitas exclamações surgiram, as mais ouvidas foram:

“Essa aqui sim, está igual a minha, olha profe, nossa! ”

“Tem muitas cores de pele mesmo! ”

“Profe, não vamos mais chamar esse giz de cor de pele e sim de bege ou rosinha! ”

“Que linda a tua cor! ”

“Agora sim vou conseguir me pintar como sou!".