24/06/2016

Ensino Fundamental II

Estudantes recriam Tribunal na aula de História

Os estudantes do 9º ano, turma 191, realizaram uma atividade diferenciada na aula de História, que busca compreender melhor o passado das civilizações e suas multiplicidades, seus conflitos e suas divergências.

Porém, o mais importante é perceberem que a História é a expressão de uma composição coletiva escrita por todos nós, todos os dias. A partir de muito estudo pelos estudantes e dos conhecimentos sobre a Primeira Guerra Mundial, a turma 191 organizou em conjunto com a professora Rosângela Cruz, um tribunal "Alemanha X Inglaterra".

Ele teve como finalidade proporcionar a vivencia melhor da História aos alunos, dar a oportunidade de criar um tribunal onde o argumento era a base principal. Havia advogados de defesa, promotor, juiz e jurados.

A professora relata que “foi maravilhoso ver a História se transformar perante a dedicação dos estudantes”. Ao final do julgamento, a Alemanha foi absolvida pelo tribunal mediante a preparação e argumentação de seus advogados.

Para os estudantes foi uma experiência sensacional, as alunas Giselle e Gabriela relataram: “realmente gostamos de aprender mais, e mesmo sabendo que a Alemanha fez coisas ruins, vimos o outro lado onde outros países também erraram. Foi muito realista!”.