22/06/2016

3º Reunião de Pais da Escola da Inteligência

A 3º Reunião de Pais da Escola da Inteligência ocorreu na noite da última terça-feira, dia 21/06, no Colégio La Salle Niterói. Nesse encontro foi abordado o Capítulo 03 do Livro da Família – Educação das funções mais importantes da inteligência, com o tema “a arte de expor e não impor ideias”.

A Orientadora do Colégio, Maria Cláudia, iniciou a noite questionando aos presentes sobre o quanto conhecem e acham que os filhos contam tudo para eles; e o mais importante, se “colocariam a mão no fogo pelo filho”. A grande maioria dos pais presentes diz ter consciência que os filhos não são 100% sinceros com eles, mas o que fazer em relação a isso?

É sabido que os filhos em determinadas idades testam os limites dos pais e sempre buscam atingir os pontos fracos para conquistar o que querem, seja uma brinquedo, um passeio ou até mesmo para fugir de punições. E para isso a mentira, ou até mesmo a ocultação de informações é uma ferramenta que eles aprendem a usar contra os pais.

Esse capitulo vem justamente auxiliar nesse processo de “barganha” que ocorre entre a família, afinal, os pais muitas vezes acreditam saber o que é melhor para o filho, mas se esquecem que eles são indivíduos diferentes deles e precisam ser vistos dessa forma, que eles vão desenvolver personalidades próprias. Por isso é importante avaliar se a forma que está sendo utilizada para mobilizar os filhos, pode não estar sendo adequada.

A educadora Maria Cláudia frisou que “é importante lembrar: sem frustações não tem crescimento, e sem o “não”, não há amadurecimento”, e por isso os pais devem perceber se estão desempenhando os papeis de pais, e não de amigos. Outro ponto importante é que os pais tenham uma boa comunicação entre eles, para que não ocorra situações em que um autoriza e o ou desautoriza, pois a criança capta a discórdia e atua na fragilidade do casal. O discurso dos pais precisa ser o mesmo na criação dos filhos.

Nesse capítulo do livro é colocado várias dicas de que forma impor limites, que é preciso mediar, conversar e explicar os motivos dessas ações.

E para encerrar esse encontro, foi passado um vídeo sobre a comunicação da família (Para assistitir clique aqui), que mostrou sobre as dificuldades de se comunicar com os filhos. Como atividade de tema de casa para as famílias (página 58), que utilizem a caixinha desenvolvida no capítulo 1, e trabalhem o CONCORDO vs NÃO CONCORDO.