Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico

Nós, lassalistas de Botucatu, queremos colaborar com as famílias no crescimento integral, harmônico e constante das dimensões física, psicológica, afetiva, espiritual, ética, moral e intelectual de nossos alunos, por meio de um processo educativo cristão de qualidade visando à formação do cidadão.
 
Para isso, contamos com a colaboração efetiva das próprias crianças e jovens, de suas famílias e dos educadores lassalistas. Vivenciamos essa missão com a proteção e a bênção do Deus da Vida, a presença de Jesus em nossos corações, a força iluminadora do Espírito Santo, a inspiração de São João Batista de La Salle e a participação de todos e de cada um.

Por que estudar no Colégio La Salle Botucatu?

Porque aqui a aprendizagem é sistemática, exigente e consistente, num clima educativo que busca a formação integral, buscando construir e desenvolver competências, habilidades, valores, autonomia, liderança e criatividade.

Atividades educativas Princípios educativos Práticas educativas

Atividades educativas

Seja em sala de aula, outros ambientes da escola, ou fora dela, desenvolvemos uma série de atividades educativas, que abrangem a construção e a transformação do conhecimento e o desenvolvimento integral dos educandos. São aulas, projetos e demais atividades, individuais e em grupos, interativas e participativas, que incentivam o envolvimento de todos os alunos e contribuem para uma formação com qualidade.

Princípios educativos

A educação desenvolvida pelo Colégio La Salle Botucatu é inspirada nos princípios do Ser, com foco na pessoa, na ação de crescer e no aprender para ser uma pessoa melhor; do Conviver, com foco na comunidade, na ação de relacionar-se e no aprender para estabelecer laços; do Aprender, com foco no conhecimento, na ação de saber e no aprender para usufruir do conhecimento; do Construir, com foco na habilidade, na ação de fazer e no aprender para transformar o conhecimento; e do Criar, com foco na criatividade, na ação de inovar e no aprender para inventar novos conhecimentos.

Práticas educativas

O Colégio La Salle Botucatu promove práticas educativas fundamentadas nos princípios éticos da autonomia, da liberdade, da responsabilidade, da solidariedade, da sustentabilidade e do respeito recíproco; nos princípios políticos de direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito ao bem comum e à ordem democrática; na igualdade no tratamento das pessoas, sem quaisquer tipos de preconceitos, respeitando as suas convicções; no cultivo da tolerância; no desenvolvimento das dimensões relacional, espiritual e transcendental, livres de quaisquer formas de proselitismo e fundamentalismo.