O Colégio La Salle Botucatu entende que a construção do conhecimento acontece por meio de atividades lúdicas que estimulam as descobertas, a curiosidade e as capacidades motoras e cognitivas da criança. O desenvolvimento integral, um dos princípios da educação lassalista, é estimulado de forma global mediante atividades de socialização e de convivência, de cuidado e de respeito com o outro, de conhecimento próprio e de desenvolvimento da autoestima e da autonomia. A Educação Infantil, aqui, é, portanto, uma etapa de formação fundante para que a missão Lassalista se perpetue em nossos estudantes.
“Sempre estudei em escola particular, e na minha época já ouvia falar muito bem do colégio. Desde o momento em que eu decidi matricular o meu filho mais velho que já estuda aqui, eu já sabia que a minha primeira opção seria, o Colégio La Salle, por ser uma escola excelente. O Programa Bilíngue me chamou muita atenção, por fazer parte do dia a dia e meus filhos poderem trabalhar isso tanto no colégio quanto em casa. O acolhimento, desde a portaria até na sala de aula é excepcional. Eu com toda certeza recomendo o Colégio La Salle Botucatu.”
Claudia Bosco Calonego Trevizano Mãe do Guilherme e do João Paulo.
Atividades educativas e de conscientização são realizadas em datas comemorativas como Dia do Meio Ambiente, Dia do estudante e Dia do Trânsito.
Em ambientes com recursos educativos diversos, os alunos são incentivados a desenvolver as suas capacidades e potencialidades. A ludicidade, portanto, é um recurso para que todo o desenvolvimento psicomotor seja integrado à formação do aluno de forma leve e divertida.
O Colégio La Salle Botucatu idealizou a Sala do Conto, projeto concebido pelo Ir. Fábio Kollin, para trabalhar a imaginação e leitura dos nossos pequenos. Esse espaço é mais uma forma de encontrar a ludicidade em ambientes dentro do espaço escolar. Aqui, a criança pode, livremente, dialogar com a leitura feita pelas professoras a partir do Berçário até o Ensino Fundamental, assim, essa prática é diária e favorece aos estudantes o manuseio das obras a serem lidas na dinâmica das aulas.
Em nosso playground de areia colorida, os alunos do Colégio La Salle Botucatu podem brincar e se divertir, enquanto interagem com aspectos sinestésicos, tais como formas geométricas, cores primárias e diversas texturas. O projeto desse ambiente foi concebido para que os desenvolvimentos motor e sensorial da criança sejam trabalhados de forma eficaz. O aluno, aqui, relaciona-se com a turma de forma dirigida e, na coletividade, entende-se em comunidade.
Na Sala do Sono do Colégio La Salle Botucatu, buscamos cultivar não, somente, mentes curiosas, mas corações serenos. Acreditamos que, ao oferecer espaço para sono e equilíbrio emocional, capacitamos os alunos a se tornarem aprendizes resilientes, focados e saudáveis.
Nossa mini cidade promove um crescimento equilibrado e significativo, dessa forma, diversão e aprendizado caminhamos juntos. Os alunos, ao terem contato com uma simulação de uma cidade real, encontram aspectos relacionados com as profissiões e com a aplicação social dessas funções. Assim, cada criança se entende produtiva e pertencente a um determinado grupo social, brincando, simulam a realidade e projetam o futuro.