18/04/2016

Ensino Fundamental II

SOE desenvolveu projeto AntiBullying

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode acontecer também no local de trabalho e entre vizinhos. Esse tipo de agressão geralmente é praticado em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, estudantes, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

Com o objetivo de combater esse tipo de problema no ambiente escolar, o colégio realiza todos ao anos um projeto voltado ao tema. Durante a semana do dia 04 à 08/04 foi trabalhado com todas as turmas o Projeto “ Bullying e Cyberbullyig AQUI NÃO”. Neste momento os estudantes tiveram acesso a Lei 13.185 de combate ao Bullying e Cyberbullying e há casos onde escolas e/ou famílas foram condenadas a indenizações e ao custeio de acompanhamentos profissionais para as vítimas, caso necessário.

Este projeto ocorreu em parceria com as disciplinas de arte e educação religiosa, onde foram exibidos vídeos e elaborados cartazes e desenhos sobre o tema.

Andrea Mascarenhas

Orientadora Educacional