No Ensino Fundamental - Anos Iniciais, apresentamos uma abordagem teórica construtivista que procura instigar a curiosidade, proporcionando ao estudante encontrar as respostas a partir de seus conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. O aluno participa ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o desenvolvimento da autonomia, entre outros processos.
Trabalhamos com projetos de forma integrada, em que os temas perpassam o conteúdo em todo o currículo. Assim, os estudantes aprendem a conviver, a negociar, a se posicionar, a buscar e a selecionar informações.
- HORÁRIO DAS AULAS PARCIAL (2º ao 5º ano): CLIQUE AQUI!
- HORÁRIO DAS AULAS INTEGRAL (2º ao 5º ano): CLIQUE AQUI!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O Ensino Fundamental - Anos Finais tem como principal objetivo a formação de um cidadão crítico, que respeita o meio ambiente e as diferentes situações sociais, incentivando-o a ser comunicativo, solidário e cooperativo.
As atividades são desenvolvidas de forma interdisciplinar e contribuem para que o estudante adquira a capacidade de compreender textos, de criar hipóteses, de resolver problemas, de exercer sua autonomia e de dominar os conteúdos programáticos, possibilitando o amplo desenvolvimento dos aspectos físico, intelectual, social e ético.
- HORÁRIO DAS AULAS (6º ao 9º ano): CLIQUE AQUI!
- PLANTÃO DE DÚVIDAS (6º ao 8º ano): CLIQUE AQUI!
- PLANTÃO DE DÚVIDAS (9º ano): CLIQUE AQUI!
O objetivo é conscientizar e capacitar os estudantes a lidar com recursos financeiros para usufruir e valorizar conceitos que são importantes na vida diária: o que é, para que serve, para onde vai, como poupar, como gastar, como doar e como investir os recursos financeiros.
O objetivo é realizar formações no decorrer do ano letivo, promovendo medidas de conscientização e, sobretudo, de prevenção, fazendo ecoar ainda mais longe o protagonismo das novas gerações. Mensalmente, são explorados temas como: bullying, drogas, assédios, orientação sexual (conhecendo o corpo humano), comunicação não violenta, valorização da vida, transtornos alimentares (obesidade, bulimia e anorexia), sustentabilidade, pluralidade cultural (valores éticos e morais), civismo e projeto de vida para os estudantes.
Tem como objetivo propagar e intensificar a leitura, estimulando as linguagens oral e escrita, além da criatividade. O projeto inclui visitas ao espaço da biblioteca, encontro com autores, a Hora do Conto e a exploração de técnicas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A partir de todas essas ações literárias, é construído o livro “Imagens e Palavras: Fantasia e Criação”, com produções feitas pelos estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Viabiliza a construção de hábitos de estudo na rotina diária dos discentes, buscando aumentar o interesse pelos componentes curriculares, estimular o processo de construção do conhecimento, favorecer a responsabilidade com os estudos e com as tarefas de sala e de casa.
Incentiva a convivência harmoniosa entre os estudantes e, assim, promove o conhecimento das Normas Disciplinares e a informação quanto ao funcionamento dos setores do Colégio, desenvolvendo habilidades socioemocionais essenciais a um ambiente favorável à aprendizagem.
O Serviço de Orientação Educacional (SOE) realiza uma campanha de combate ao bullying, promovendo medidas de conscientização e, sobretudo, de prevenção a todos os tipos de violência. Os estudantes são envolvidos em atividades lúdicas, trabalhadas ao longo do ano. Abordar a noção do “outro” como “semelhante” implica o reconhecimento das diferenças e, ao mesmo tempo, a afirmação da sua condição de igualdade de direitos. Desta forma, proporcionamos espaços de diálogos, inclusão, mediação de conflitos, firmando diretrizes para as regras de convivência com a participação dos estudantes e com isso, construímos um ambiente harmonioso e fraterno.