14/04/2016

Projeto "Caravelas às favelas - Brasil Ontem e Hoje"

Projeto

Foram realizadas entre os dias 04 a 07/04 as apresentações do projeto “Caravelas às favelas - Brasil: Ontem e Hoje...”, destinado e apresentado pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio. O projeto tem como objetivo relacionar e analisar através das diversas áreas do conhecimento as condições, transformações e situações sociais, linguísticas, culturais, Literárias, geográficas, política, filosóficas e econômicas do Brasil desde o século XIX até a atualidade. As disciplinas envolvidas foram: Língua Portuguesa (Literatura, Gramática e redação), Matemática, Geografia, História, Física, Química, Arte, Biologia, Filosofia e Ensino Religioso.

As turmas dividiram-se em grupos, na qual os estudantes deveriam abordar através de uma obra literária da estética - o Romantismo - as disciplinas citadas e suas respectivas temáticas. Cada grupo de cada turma foi responsável pela construção e apresentação de uma revista digital, que continha as informações de cada disciplina, visando sempre a intertextualidade entre os conteúdos e também uma apresentação no formato de seminário, de forma didática, interativa e organizada.

Por meio do projeto, que visa não só a intertextualidade de conteúdos, os professores reforçaram e trabalharam com os alunos a importância do trabalho em equipe, organização e unidade de grupo, domínio de conteúdo, pontualidade na estruturação do trabalho escrito, oralidade, criatividade, obediência aos critérios exigidos e pertinência no conteúdo e com os indicadores.

Roberta Oliveira – Professora de Literatura Ensino Médio