19/05/2015

Projeto OBA/ MOBFOG do Ensino Fundamental II

Entre os dias 04 a 15 de maio os alunos e professores dos componentes curriculares de Geografia, Matemática e Ciências do Ensino Fundamental II desenvolveram o Projeto OBA/MOBFOG (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica / Mostra Brasileira de Foguetes).  Esse evento teve como objetivo estimular o interesse e aumentar o conhecimento dos estudantes sobre as atividades e disciplinas relacionadas aos projetos espaciais tais como a Astronomia, Física, Astronáutica e Ciências e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Os educadores realizaram aulas teóricas (atividades/avaliação) e práticas com a construção dos foguetes com garrafas pets, balões, papelões e fitas adesivas e a plataforma de lançamento que foi feita utilizando canos de PVC, barbantes, braçadeiras, válvulas de pneu de bicicleta e esparadrapo.

Os lançamentos foram acompanhados e cronometrados com o apoio dos funcionários da manutenção e os lançamentos ficaram sob a reponsabilidade do professor Abílio.

Os alunos vencedores receberão certificados de participação e medalhas de premiação. Foi um sucesso, mais uma vez o projeto, graças ao empenho de todos os participantes.

Essa foi uma grande oportunidade para estudantes, curiosos e interessados na área aeroespacial, de realizarem seus próprios projetos de espaçomodelismo e trocarem experiências e informações sobre o assunto.

Helenice Maria

Coordenação Pedagógica do Fundamental II