06/05/2015

Projeto educa sobre povos Indígenas

No mês de abril os estudantes do 6º ano desenvolveram o projeto Programa de Índio, que consiste num estudo sobre a formação social de grupos indígenas existentes nas regiões brasileiras com o objetivo de compreender sobre seus hábitos, tradições, costumes e integração com o mundo que os cercam.

Como bem sabemos, o povo brasileiro é marcado pela diversidade  que atesta a riqueza da população que ocupa todo esse território. Cada equipe  buscou o máximo de conhecimento a partir de pesquisas e estudos detalhados sobre a tribo que ficou responsável.  Existem diversos grupos indígenas no país, entre os principais estão: Karajá, Bororo, Kaigang e Yanomani, Xavantes, Caraíbas, Tupis, Jês e Guaranis.

Durante as pesquisas e exposição dos trabalhos os estudantes tiveram a possibilidade de vivenciar e experimentar, as etapas de construção cultural dos povos indígenas existentes do Brasil e com isso descobriram que embora cada nação indígena possua sua própria cultura com hábitos próprios, existem alguns costumes que são comuns a praticamente todos os povos indígenas brasileiros, como se alimentar exclusivamente de alimentos retirados da natureza e tomar banho vários vezes por dia em rios, lagos e riachos, por exemplo.

Parabenizamos as professoras de História Maretusa Matos e Débora Andrea pelo trabalho desenvolvido com o Projeto Programa de Índio e aos estudantes pela dedicação e empenho nos trabalhos apresentados.

Helenice Maria

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II