A FENAÇÕES 2026 proporcionou três dias de aprendizado, pesquisa, diálogo e vivências culturais no La Salle Águas Claras. Com o tema “Moradia, Guerra e Copa: o mundo em movimento” e o lema “Além das guerras, existem povos”, o projeto convidou os estudantes a refletirem sobre questões contemporâneas, compreendendo que, por trás dos conflitos e dos acontecimentos históricos, existem culturas, identidades e histórias que merecem ser conhecidas e respeitadas.
A programação teve início com a Simulação da ONU, em que os estudantes representaram diferentes países e debateram temas relacionados à moradia, conflitos, migrações e relações internacionais. A atividade estimulou a pesquisa, a argumentação, a escuta ativa e o respeito às diferentes perspectivas, reforçando o protagonismo estudantil e a importância do diálogo na construção de soluções para os desafios do mundo.
No segundo dia, a comunidade escolar visitou os estandes temáticos preparados pelas delegações. Cada espaço apresentou aspectos históricos, geográficos, culturais e gastronômicos de países como Nova Zelândia, Iraque, Tunísia, República Democrática do Congo, Brasil, Argentina, Uzbequistão, Bósnia e Herzegovina, Portugal e Estados Unidos. O momento permitiu a troca de conhecimentos de forma interativa, aproximando os visitantes das diferentes realidades estudadas ao longo do projeto.
Encerrando a programação, os estudantes realizaram as apresentações culturais, relacionando a história, as tradições e a identidade de cada país ao tema da FENAÇÕES. Com criatividade, pesquisa e sensibilidade, as equipes mostraram que conhecer diferentes povos é um caminho para ampliar horizontes, combater estereótipos e fortalecer valores como o respeito, a fraternidade e a solidariedade.
Confira o álbum completo:
Debates: clique aqui!
Estandes: clique aqui!
Apresentações: clique aqui!