05/07/2024

16ª Fenações - 2024

Nesta semana, os estudantes do Ensino Médio participaram da 16ª edição da Feira das Nações. Este ano, a Fenações focou em exemplos históricos e contemporâneos de iniciativas que promoveram a solidariedade entre povos, analisando os princípios filosóficos, éticos e teóricos que sustentam este conceito. Além disso, os estudantes refletiram sobre as ações que cada um de nós pode tomar para contribuir para um mundo mais pacífico.

Representando os seguintes países: República dos Camarões, Austrália, Eslovênia, Malásia, Argélia, Finlândia, Brasil, Tailândia, El Salvador, Costa do Marfim, Polônia e Catar, a feira destacou a importância de cultivar relações baseadas no respeito e na empatia, demonstrando que a fraternidade social não é apenas uma aspiração idealista, mas uma necessidade urgente e prática para a construção de um futuro melhor para todos.

Um representante da delegação de Camarões fala sobre a importância do Documento de Posição Oficial: “É primordial, né? Porque a leitura do DPO ordena todo o restante do debate. É a partir do DPO que a gente tem como que o país está querendo e posicionar, quais são os objetivos dele”.

Atividades e Apresentações

A Fenações 2024 foi uma oportunidade rica para os alunos ampliarem o repertório cognitivo, cultural e socioemocional, combinando os conhecimentos de áreas variadas, além de analisar criticamente a realidade e as ideias trabalhadas.

Através de debates, criação de espaços temáticos e apresentações culturais, os jovens foram incentivados a refletir e agir em prol da paz mundial.

Tenha acesso às demais fotos do evento aqui!