03/07/2024

Ensino Fundamental I

Explorando Brasília

Para enriquecer o aprendizado e aprofundar os conhecimentos sobre a história e cultura de Brasília, diversas turmas do Ensino Fundamental participaram de visitas educativas a locais emblemáticos da capital. Estas experiências proporcionaram às crianças uma imersão prática e envolvente no legado histórico de Brasília, complementando o conteúdo aprendido em sala de aula.

Essas visitas foram fundamentais para que os estudantes das diversas turmas pudessem vivenciar de forma prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. Ao explorar locais históricos e culturais de Brasília, as crianças puderam consolidar seus conhecimentos e desenvolver um apreço mais profundo pela história, cultura e biodiversidade da capital federal. Essas experiências demonstram a importância de um aprendizado ativo e engajado, onde teoria e prática se complementam para formar cidadãos mais conscientes e informados.

Visita ao Museu Vivo da Memória Candanga - 3º Ano

As turmas do 3º ano tiveram a oportunidade de explorar o Museu Vivo da Memória Candanga, uma visita que transformou a história em uma experiência tangível. O acervo do museu, composto por edificações históricas, peças, objetos e fotos da época da construção da nova capital, está distribuído pela exposição permanente “Poeira, Lona e Concreto”. As crianças não apenas aprenderam sobre a história de Brasília, mas também vivenciaram o espírito de pioneirismo e a determinação que marcaram a construção da cidade. A visita permitiu que os alunos compreendessem melhor o legado cultural e histórico da capital federal, tornando-se uma aula de história viva e interativa.

Expedição por Brasília - 4º Ano

Os estudantes do 4º ano embarcaram em uma expedição por Brasília, com o intuito de aprimorar seus conhecimentos sobre a cidade. Esta visita também funcionou como um mecanismo avaliativo, oferecendo uma oportunidade prática de aprendizado. Durante a expedição, os alunos exploraram vários pontos icônicos de Brasília, incluindo a Catedral Metropolitana, o Eixo Monumental, a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes, o Espaço Lúcio Costa e a Torre de TV. Além de adquirir um conhecimento mais profundo sobre a história e arquitetura da capital, as crianças vivenciaram de forma prática e envolvente a riqueza cultural de Brasília, tornando-se mais conscientes e apreciativas do patrimônio local.

Visita ao Jardim Zoológico - 2º Ano

As turmas do 2º ano visitaram o Jardim Zoológico de Brasília, onde participaram de atividades educativas e socioambientais. Esta experiência foi fundamental para desenvolver uma conexão especial com a natureza. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a fauna e a flora locais, observando uma variedade de aves, répteis e mamíferos, incluindo tigres, macacos e outros animais. Durante a visita, aprenderam sobre a importância da conservação das espécies, os hábitos e habitats desses animais, além das ações necessárias para preservar a biodiversidade. As vivências divertidas e pedagógicas proporcionaram uma compreensão mais profunda e empática do mundo natural.

Visita ao Museu do Catetinho - 5º Ano

Os estudantes do 5º ano realizaram uma visita ao Museu do Catetinho, o primeiro alojamento oficial do presidente Juscelino Kubitschek durante a construção de Brasília. O museu preserva o mobiliário original e outros objetos da época, além de exibir imagens fotográficas que recriam as ambientações dos anos pioneiros da capital. Esta exposição oferece um testemunho vivo da grande aventura que foi a construção de Brasília. A experiência no Catetinho permitiu aos alunos mergulhar na história e cultura da capital federal de maneira envolvente e educativa, proporcionando um entendimento mais íntimo e pessoal da história da cidade.