26/06/2024

Tangram e Matemática: Uma Nova Abordagem no 8º Ano

A Cultura Maker e a Matemática se uniram para aplicar o Tangram nas aulas de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental. Sob a orientação dos professores Laércio e Bárbara da Cultura Maker e da Profª de matemática Priscila, do 8º ano, os alunos utilizaram o Tangram produzido na sala maker como uma estratégia eficaz para ensinar o cálculo das áreas das figuras planas. Os alunos foram incentivados a explorar as sete peças geométricas do Tangram, formando diversas combinações e calculando suas áreas individuais e combinadas. Esta abordagem prática e lúdica facilitou a compreensão de conceitos matemáticos complexos, promoveu o desenvolvimento do raciocínio espacial e estimulou a criatividade e a colaboração entre os alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.