10/05/2024

Combate ao Consumo de Álcool na Adolescência

Esta atividade faz parte de um esforço contínuo para esclarecer os jovens sobre os perigos e as consequências do consumo de álcool durante a adolescência, um período crucial de desenvolvimento físico e emocional.

A peça "Na Real" é uma componente chave do Programa Na Real, lançado no Brasil em 2019 pelo Instituto Aliança. O programa é a versão brasileira da iniciativa global SMASHED, desenvolvida pela Collingwood Learning do Reino Unido. Através de uma abordagem dinâmica e interativa, o teatro se torna uma poderosa ferramenta pedagógica, proporcionando um ambiente seguro onde os adolescentes podem explorar as realidades complexas e muitas vezes duras associadas ao consumo precoce de álcool.

Durante a apresentação, os estudantes são confrontados com cenas que retratam a pressão social para beber, as decisões difíceis e suas consequências devastadoras. O objetivo é fazer com que os jovens reflitam sobre seus próprios comportamentos e escolhas, reforçando a mensagem de que uma adolescência livre de álcool é a decisão mais saudável e segura.

Os Perigos do Álcool na Adolescência

O consumo de álcool na adolescência apresenta riscos significativos e é categoricamente inaceitável por uma série de razões:

• Impacto no Desenvolvimento Cerebral: O álcool pode causar danos irreversíveis ao cérebro em desenvolvimento, afetando áreas cruciais responsáveis pela memória, aprendizado e controle emocional.
  • Declínio Acadêmico: Estudos mostram uma correlação direta entre o uso de álcool e o baixo desempenho escolar.
  • Alterações Comportamentais: O consumo de álcool pode levar a mudanças drásticas no comportamento, incluindo aumento da impulsividade e da agressividade.
  • Riscos Físicos: O uso de álcool aumenta o risco de acidentes, violência e, em casos trágicos, morte.
  • Consequências Sociais: Problemas como abuso sexual e gravidez precoce são frequentemente associados ao consumo de álcool entre jovens.

Educar para Mudar

O Programa Na Real não se limita à exibição de uma peça teatral; ele envolve discussões em sala de aula, atividades interativas e recursos educativos que são distribuídos aos estudantes e professores. Este esforço coletivo visa empoderar os jovens com conhecimento, ajudando-os a fazer escolhas informadas e responsáveis.

Em suma, o Programa Na Real destaca-se como um exemplo brilhante de como a educação, combinada com a arte, pode influenciar positivamente a juventude, promovendo uma sociedade mais consciente e saudável. Conhecer, participar e apoiar iniciativas como essa é um passo vital para garantir um futuro melhor para nossos jovens.

No Brasil, a venda, oferta e consumo de álcool para menores de 18 anos são proibidos por Lei.