10/07/2023

15ª Fenações: Fraternidade e fome

No período de 4 a 6 de julho, os estudantes do Ensino Médio participaram do projeto FENAÇÕES (Feira das Nações) de 2023, cuja temática foi “Fraternidade e fome”, que pretendeu analisar e discutir sobre a fome, um dos problemas mais urgentes e devastadores que afetam o mundo na contemporaneidade. Apesar dos avanços tecnológicos e da capacidade de produção de alimentos em larga escala, milhões de pessoas sofrem com a falta de acesso a uma nutrição adequada. A fome não apenas priva as pessoas do seu direito básico de se alimentar, mas também leva a uma série de consequências graves, como desnutrição, doenças, incapacidade de desenvolvimento físico e cognitivo, e até a morte.

Nesse projeto,  as turmas representaram os países: Brasil, Haiti, Alemanha, Líbano, Japão, China, EUA, Sudão, Índia, Quênia e Colômbia, no qual participaram de  debates, expuseram seus trabalhos artísticos e realizaram apresentações culturais.

A abordagem do tema sensibilizou os alunos que compartilharam suas ricas heranças culturais com o público, em uma celebração verdadeiramente global. Os ritmos e as histórias cativantes tomaram conta do ambiente e emocionaram a todos os presentes.

Essa jornada pelo mundo proporcionou aos espectadores uma experiência inesquecível, imersa nas tradições, na música e na dança de diversas nações. As cores vibrantes dos figurinos e a atmosfera mística trouxeram um toque de magia ao palco.

Através da temática abordada, propõe-se o aprofundamento de saberes, a compreensão dos fatos, a análise e a reflexão de decisões e atos que afetam a humanidade e o meio ambiente, em um planeta cada vez mais globalizado. O protagonismo, a empatia e a cooperação são ações que fundamentaram o projeto, como também a responsabilidade e a cidadania.

Acesse o áçbum do evento: Clique aqui!