14/03/2023

Desenvolvendo a Competência Leitora

Como tornar a literatura mais próxima das nossas vidas e engajar a leitura?” O projeto Desenvolvendo a Competência Leitora, realizado com os estudantes do Ensino Médio, traz, para a vivência escolar, livros contemporâneos e clássicos, cujo objetivo é quebrar preconceitos sobre a atividade leitora, muitas vezes vista como cansativa, confusa ou distante da realidade.

No primeiro encontro do ano, os livros selecionados foram, para as três séries do Ensino Médio, respectivamente: "E não sobrou nenhum", da renomada autora de romance policial Agatha Christie, "Cinzas na neve", de Ruta Sepetys, uma obra cheia de conhecimento histórico e humano, e  "O impulso", de Ashley Audrain, um livro bastante reflexivo.

Durante a tarde de quinta, dia 09 de março, os estudantes e professoras Hortência de Paula, Itamara Cunha, Roberta Oliveira e Suzana Borges, da cadeira de Língua Portuguesa, puderam ter momentos de troca de impressões, debates sobre os temas e um lanche coletivo para celebrar que a leitura pode, e deve, fazer parte da nossa história de vida.

O projeto ocorrerá durante o ano de 2023, com leituras e encontros mensais, culminando em uma atividade avaliativa sobre a obra lida e contando, também, com convidados da comunidade educativa, que também estão participando das leituras indicadas. Neste encontro, o debate do livro da segunda série contou com a presença da professora Flávia Lemos, de Matemática. Confira: