Por Renata
Rocha
Orientadora
Educacional da Educação Infantil
A criança de pouca idade que inicia o processo
de escolarização, em muitos casos, diante do primeiro contato com o ambiente
escolar, passa por um momento conflituoso juntamente com seus familiares. A
Orientadora Educacional, Renata Rocha, explica que esse conflito acontece por a
escola ser o primeiro grupo social, externo a família, que a criança passa a
frequentar, no qual deixa de ter atenção exclusiva e passa a ter que
conquistar seu espaço. “E o Colégio La Salle Águas Claras possui um espaço
físico no qual a atenção e cuidado dos educadores são direcionados a todo o
grupo de alunos, além de um ambiente adequado que estimula as crianças quanto
ao cumprimento da rotina e regras pré-estabelecidas pela instituição”.
Alguns fatores, como
a insegurança dos pais, a falta de diálogo com a criança em relação a esse novo
ambiente, as interrupções no processo de adaptação com as faltas, dentre
outros, influenciam a criança no processo de aceitação e no interesse de frequentar
e fazer parte de um novo grupo social, nesse caso, a escola. Segundo Renata
Rocha, durante o período de adaptação, essas crianças apresentam o somatório de
sua relação com seus familiares e a maturidade alcançada com suas primárias
experiências de vida. “Portanto, nesse novo ambiente a participação dos
educadores tem que ser atraente para as crianças, para que se sintam acolhidas
e seguras para ficar na escola.”
Contudo, antes de dar
início ao ano letivo, Renata Rocha ressalta que é preciso realizar uma reunião
com os responsáveis pelos estudantes para explicar a rotina escolar, os
comportamentos naturalmente apresentados pelas crianças nessa faixa etária,
conforme a fase do desenvolvimento infantil, o trabalho da equipe durante todo
o processo de adaptação, esclarecer possíveis dúvidas e para que a família
conheça as educadoras que acompanharão os pequenos.
Nas primeiras semanas
de aula é preciso que o período de adaptação aconteça com muitas brincadeiras,
passeios pela escola, atividades diversificadas, além de ter em sala de aula
educadores para que não falte “colo” e “atenção” para as crianças. Na medida
em que estas vão parando de chorar, mostrando-se mais seguras e a rotina
visivelmente mais bem estabelecida, deve-se diminuir gradativamente a
quantidade de educadores em sala para que o vínculo com a professora regente e
auxiliar seja fortalecido.
Diante do trabalho
prestado por toda a equipe escolar do Colégio La Salle Águas Claras durante
esse período e a parceria família/escola, cada criança ao seu tempo, vai se
encantando e se envolvendo pelo novo espaço, demonstrando cada vez mais
segurança e o interesse em permanecer na escola.
A adaptação escolar é um
período de consolidação da relação família/escola em prol do bem-estar das
crianças ao novo ambiente social.
Fonte: Manual da Mamãe - Gestante e Bebê