10/11/2022

Ensino Médio

Estudantes são finalistas em projeto do EduEmprèn

Estudantes são finalistas em projeto do EduEmprèn

Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio, Samuel Motta van Tol, Hannah Leal de Oliveira, Vitória Cardôso Coêlho, Ana Luisa Teles Carneiro e Marco Antônio Araújo Roman, da equipe Labutadores do Cerrado, do Colégio La Salle Águas Claras, participaram do projeto EduEmprèn e estão entre os TOP 12 das equipes que irão para a grande final nacional, na Universidade La Salle, em Canoas - RS, no dia 26 de novembro de 2022.

Idealizado na Universidade La Salle Ramon Llull, em Barcelona, em 2022, a iniciativa chegou à sua quinta edição nas Comunidades Educativas do Brasil e foi realizada de forma híbrida, com etapas on-line e presencial. 

O projeto EduEmprèn, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores dos estudantes lassalistas do Ensino Médio por meio do empreendedorismo social, teve seu início no mês de agosto com uma jornada de atividades na qual os jovens exercitaram a criatividade, a investigação científica, a liderança e o trabalho em equipe, propondo soluções inovadoras para diferentes problemas sociais, com ideias de negócios baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, também conhecidos como Objetivos do Milênio.

Em seu percurso, as equipes participaram de reuniões semanais on-line em que, além da construção da proposta, praticaram ações que contribuíram para o desenvolvimento de habilidades e de competências, com o acompanhamento e o apoio de professores mentores e de especialistas e estudantes da Universidade La Salle. 

Uma integrante da equipe, Hannah Leal de Oliveira, disse estar muito honrada em representar o colégio a nível nacional. “Estamos super felizes pelo projeto ter colhido seus frutos, pois houve muita dedicação e comprometimento de todos”, afirmou.

Para participar do EduEmprèn, a equipe desenvolveu um aplicativo chamado Registros Gerais de Saúde (RGS), um recurso digital que reúne todo o histórico e informações gerais do paciente, ajudando-o nas consultas com os médicos e no atendimento emergencial, uma solução totalmente sustentável e de baixo custo.

“Estou muito orgulhosa, pois os estudantes trabalharam muito na construção do projeto. Tivemos vários encontros, fizemos pesquisas na área do empreendedorismo sustentável que contribuísse para a sociedade”, explicou a professora Flávia Lemos, mentora da equipe.

Como finalistas, os participantes disputarão o título de melhor projeto nacional com os seguintes critérios: aplicabilidade social e de aprendizagem; criatividade do site; proposta de valor do modelo de negócio; viabilidade econômica e de mercado; inovação; contribuição para a sociedade; consistência da solução proposta; e clareza e convencimento na apresentação. 

A estudante Vitória Cardôso Coêlho acredita que a equipe terá grandes experiências a agregar no futuro. “Iremos adquirir muitos conhecimentos, principalmente sobre o empreendedorismo e o mercado de trabalho”, concluiu.

 

< voltar