24/10/2022

Campanha de Preservação do Acervo

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, o Colégio La Salle Águas Claras Salle promove a Campanha de Preservação do Acervo, com o objetivo de sensibilizar os frequentadores da biblioteca quanto aos cuidados necessários com os livros e ao uso adequado no espaço.

Para tanto, foram criados seis vírus que representam, de forma lúdica, os principais desafios enfrentados na Biblioteca La Salle, que são: folhas rasuradas, páginas rasgadas, alimentos derramados nas obras, devolução atrasada, conversas paralelas e livros escondidos nas estantes. Esses personagens são conhecidos como:  Rasurator Inverteratus, Papatorium Liquidum, Esqueceris Renovarum, Descuidatis Predatorium, Falarium Incelularis e Depredatorus Vugaris.

Os estudantes poderão visitar a exposição intitulada “Vírus que atacam usuários de acervos” exposta na Biblioteca e receber orientações sobre como cuidar do acervo. Serão distribuídos aos alunos marcadores de página com as características de cada vírus e adesivos alusivos ao tema.

O bom estado do acervo depende da ação conjunta de todos para prolongar sua vida útil, preservando assim não só a estrutura física das obras, mas, sobretudo, as regras de convivência para a manutenção de um ambiente acolhedor e integrador que auxilia na construção do conhecimento.