05/08/2021

Turno Estendido e as atividades de Gamificação

O Colégio La Salle Águas Claras, acredita que a tecnologia em sala de aula, cria situações onde os estudantes atuam em diferentes circunstâncias de suas vidas. Pensando nisso, foi adotado a gamificação nas aulas do Turno Estendido, o que auxilia a criação de metodologias de aprendizagem inovadoras.

Para que os alunos tenham maior participação durante as aulas e sintam-se estimulados a desenvolver suas habilidades, como a memória, a autonomia e a promoção de suas competências socioemocionais gerando um sentimento de conquista, abrindo oportunidades para a transversalidade, facilitando a integração do planejamento pedagógico e adaptando os projetos multidisciplinares, isso tudo faz com que a aula extrapole os limites da sala. Portanto, a gamificação na educação deve romper padrões, dinamizando as aulas e trazendo um aprendizado dinâmico, interativo e construtivo.

Confira os depoimentos dos estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais sobre a novidade:

"Nas aulas de gameficação temos que ser educados, seguir todos os protocolos sanitários, assim podemos aproveitar os jogos com segurança e muita diversão" (Miguel Cordeiro Portelinha - 7º D).

"A gente se diverte e se descontrai interagindo com os nossos amigos de forma saudável" (Heitor Borges - 6º D).

GAMIFICAÇÃO

Do inglês Gamification, é a prática de aplicar mecânicas de jogos em diversas áreas, como negócios, saúde e vida social. O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na Gamification as recompensas também são itens cruciais para o sucesso. Embora não seja necessário criar um jogo em si, a prática tem ganhado muito espaço na sociedade, e vem sido inserida até em aplicativos e livros.

Fonte: TechTudo