11/05/2021

Educação Nacional

Parceria família e escola nas aulas on-line

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) modificou a rotina de várias famílias e fez com que muitas se reaproximassem, já que passaram a ficar mais tempo juntas. Há mais de um ano vivendo em um contexto pandêmico, surgiram muitas dúvidas e incertezas sobre o ensino on-line e, posteriormente, com o retorno das aulas presenciais.

Foi o que aconteceu na casa da família lassalista da Victória Rodrigues, ela conta que foi um momento de muitos desafios: “o ano letivo de 2020 foi totalmente atípico. De repente estávamos todos em casa: eu e meu marido trabalhando, uma criança de 7 anos em fase de alfabetização e um adolescente de 13 anos. Ficamos apreensivos, sem saber como seria esse tempo novo; só tínhamos dúvidas e incertezas”, relata a mãe lassalista.

A pandemia proporcionou que os pais pudessem acompanhar o desenvolvimento do filho ou filha de perto e isso tem trazido boas experiências às famílias, seja nas aulas remotas ou nas presenciais. Para a Sr.ª Lorena Reis Ferreira Silva, mãe de três estudantes do colégio La Salle,ela conseguiu ver de perto como cada uma se adaptou e se desenvolveu durante este período, em especial, a estudante Laila Reis Silva que cursa o sétimo ano no Ensino Fundamental - Anos Finais. “Eu estou impressionada e encantada com a maneira com que ela se identificou e se encontrou no ensino on-line. A independência que ela criou para realizar as atividades e estudar é incrível. Aquele medo que ela tinha de não conseguir fazer as coisas, que é mesmo uma condição da dislexia e a insegurança em não acompanhar os colegas, simplesmente desapareceu”, conta.

Para as duas famílias, o Colégio La Salle Águas Claras proporcionou uma nova experiência aos estudantes e também para as famílias. “Foi sim um ano desafiador; mas, nossa família agradece à escola por sempre nos surpreender positivamente, buscando constantemente se adaptar às necessidades de todos os alunos e sendo sempre parceira das famílias” comenta a Srª. Victória Rodrigues.

Estudantes lassalistas João e Giovanna, filhos da Srª Victória Rodrigues

A Srª Lorena agradece a escola e os professores pelo apoio nas aulas on-line, a Laila progrediu tanto que, mesmo com as dificuldades, conseguiu escrever uma redação inteira, está sempre preocupada em realizar todas as atividades, consegue gravar vídeos para as aulas de inglês e criou um gosto maior pela leitura. “Agradeço à escola e aos professores. Contar que em meio a tantas dificuldades, por aqui, só tenho a comemorar por mais essas vitórias da minha princesa. Sou muito grata a todos”, conta.

Srª Lorena Ferreira com as filhas

Ficamos muito felizes e realizados em saber que temos famílias tão próximas da nossa escola e que são parceiras da educação. Nesta semana do Dia das Mães, destacamos aqui o depoimento de duas delas que as muitas que vivenciam com os seus filhos, diariamente, os seus desenvolvimentos e crescimentos. Agradecemos por estarem conosco e confiarem em nosso trabalho na preparação humana e cristã dos seus filhos para a vida.