04/03/2021

Estudante lassalista lança livro infantil

Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio incentivamos nossos estudantes a lerem e escreverem para que possam desenvolver as diversas habilidades e competências enriquecedoras que essas ações permitem, como a criatividade, a autonomia e a reflexão crítica.

Em 2020, foi divulgada uma pesquisa sobre os Retratos da Leitura no Brasil, realizada entre o ano de 2015 e 2019, que concluiu que a porcentagem de leitores no país caiu de 56% para 52%. Este dado reflete o quão pouco estamos tendo contato com os livros no nosso dia a dia.

Na contramão desses dados, ficamos muito felizes em anunciar que um de nossos estudantes lassalistas, conosco desde seus 4 anos de idade, Marco Antônio Roman, possui em seu currículo três livros autorais, dois deles escritos junto à mãe, Adriana Araújo Pereira. Em fevereiro, ele lançou a obra “Toninho e Bolota - Olha Só No Que Deu”. A história retrata as aventuras, as peripécias, medos, hábitos divertidos e até alguns comportamentos esquisitos de Bolota, nome do cachorro do escritor, de uma forma bem divertida. Conversamos com o Marco Antônio e a sua mãe sobre a obra e a vivência do estudante com a leitura e a escola.

Marco Antônio e família

La Salle Águas Claras: de onde surgiu a ideia da história?

Marco Antônio: Quando eu completei 10 anos, eu ganhei o Bolota. Observando que ele fazia muitas coisas engraçadas e divertidas, eu e minha mãe escrevemos o 1° livro. Porém, o Bolota foi crescendo, seus hábitos foram mudando e outros foram surgindo, então eu escrevi um novo livro com todas as mudanças, tentando deixar ele ainda mais divertido, assim surgiu: “Toninho e Bolota: olha só no que deu”.

La Salle Águas Claras: quem mais te incentivou na escrita do livro?

Marco Antônio: Com toda a certeza, a minha mãe que sempre leu comigo desde pequeno e é minha parceira de escrita. Escrever sobre esse amor e essa amizade que tenho com o Bolota foi muito legal. O Bolota foi minha principal inspiração.

Marco Antônio e Bolota

La Salle Águas Claras: Srª. Adriana, por que você escolheu o La Salle para ser a escola do seu filho?

Adriana Pereira: Quando o Marco Antônio fez 4 anos, começamos a visitar várias escolas que tivessem uma boa infraestrutura, que fossem próximas à nossa casa e tivessem período integral. Ao visitarmos o La Salle Águas Claras, ficamos encantados com o espaço, com a segurança e o mais importante: com os valores trabalhados pela instituição e com o acolhimento dos profissionais. Assim, não tivemos dúvida de que esta era a escola ideal para a formação do nosso filho como estudante, porém, principalmente, como cidadão e ser humano.

La Salle Águas Claras:  como é o processo de incentivo de leitura na casa de vocês?

Adriana Pereira: Como sou uma apaixonada pelos livros, formada em Letras, escritora e sempre acreditei no poder transformador da leitura, procurei trabalhar essa paixão no Marco Antônio já desde a barriga, por meio da oralidade, com histórias e canções de ninar. Assim, com o passar do tempo, ele foi crescendo com o incentivo destes hábitos: livros acessíveis pela casa, idas a bibliotecas e livrarias, leituras todos os dias antes de dormir ou em qualquer outro momento que ele desejasse ouvi-las. Isso fez com que a nossa interação aumentasse, o diálogo fluísse e os nossos laços de amizade e confiança só aumentassem. Enfim, apaixonou-se também por este mundo de descobertas e transformações chamado leitura.

La Salle Águas Claras: o que achou da história escrita pelo estudante?

Adriana Pereira: O Marco Antônio tem muita sensibilidade e um grande amor pelo Bolota (o personagem do livro). Então, por meio desta história que ele escreveu solo, conseguiu transmitir as peripécias do Bolota, necessidades e hábitos de forma muito divertida e ao mesmo tempo educativa. Sinto que ele, ao passar para o papel e eternizar esse amor por seu cachorro de estimação, reflete a semente que foi plantada, regada e que agora está produzindo frutos. Uma história para rir, encantar-se, entender um pouco mais sobre os animais de estimação. Vale a pena ler!

Parabenizamos o estudante e toda família pela obra! Desejamos que a leitura esteja cada vez mais presente em nossa sociedade.

Adquira o livro “Toninho e Bolota - Olha Só No Que Deu” no site da Editora Inverso: CLIQUE AQUI!