07/11/2013

Projeto Pas no Palco com o Ensino Médio

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por

isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a

cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.

Charles Chaplin

O projeto PAS no palco é desenvolvido pelos estudantes do Ensino Médio desde 2008, tendo  como objetivo o contato dos nossos estudantes com  as obras cobradas no  PAS.  O nome sugestivo do projeto significa a releitura dos livros, música/óperas, filmes e textos solicitados pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB para o mundo teatral.

Com essa ideia, o PAS no palco 2013, insere prazerosamente os nossos jovens nos diversos gêneros musicais e filmes cobrados pelo programa este ano, pois ao encenar as obras, eles têm um contato e uma interpretação  diferenciada, através  da reflexão, no que diz respeito ao ser humano  desenvolvendo-se a partir de um foco existencial, tendo como ponto de partida algumas contribuições da Filosofia e suas relações com outras áreas do conhecimento abordadas no cotidiano.

A atividade é organizada e supervisionada durante todo o ano letivo até o ápice da apresentação  pelos educadores,  Andreza  Canhete  (Arte), Roberta Gleice (Literatura) e Arthur Matos (Teatro)  que buscam de forma lúdica, clara e concisa ampliar a competência linguística e a bagagem cultural dos estudantes,  unindo variadas formas de participação social e cultural, para que se tornem críticos, reflexivos e atuantes de forma que possam proceder à análise de textos em diferentes níveis de compreensão e interpretação, como a construção social e histórica do conhecimento.

Neste ano o projeto aconteceu entre os dias 28 a 31 de outubro  e contemplou as seguintes obras:

28/10 - 2ª SÉRIES C e D – “REVERIE” (Baseado na composição I dreamed a dream - Os miseráveis).

29/10 - 2ª SÉRIES A e B – “VOCÊ NÃO SOUBE ME AMAR” (baseado na música interpretada pelo grupo Blitz).

30/10 - 3ª SÉRIE A – “ATÉ QUANDO ESPERAR” (baseado na música de Plebe Rude).

31/10 - 3 ª SÉRIE C- “CALOPSIA” (baseado nas composições Côco Dub – Nação Zumbi e A Terceira Margem do Rio – Caetano Veloso e Milton Nascimento).

Brianda Muniz

Orientadora Educacional