27/09/2018

Saídas de Campo Ensino Fundamental I

As saídas de campo são atividades pedagógicas que visam contextualizar os conteúdos de forma significativa e interdisciplinar para consolidar o aprendizado. Para aprofundar os conhecimentos sobre tipos de solo, animais vertebrados, invertebrados e paisagens, as turmas do 2º ano visitaram a Fazendinha Solar Caetano. Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Paleontologia, a ciência que estuda os aspectos da vida na terra em períodos geológicos passados, vivenciando uma experiência de escavação em uma enorme caixa de areia em busca de fósseis de animais da fazenda: galinhas, cavalos, cabritos, ovelhas, vacas, coelhos, porquinhos da índia, entre outros. Na horta orgânica, os estudantes usaram os sentidos e reconheceram pelo olfato os cheiros de ervas como hortelã e manjericão; aprenderam sobre adubação orgânica/química e sobre os diferentes tipos de solo; e aprenderam sobre árvores frutíferas durante todo o passeio: pé de manga, banana, acerola, siriguela, jabuticaba.

As turmas do 4º ano visitaram o Lago Paranoá. Os estudantes conheceram as características gerais do processo histórico da mudança da Capital Federal para o Planalto Central e a história da construção do Lago Paranoá. Observaram os elementos naturais do Distrito Federal-DF: vegetação, relevo e hidrografia, com destaque para o Lago Paranoá. A aventura começou na Ermida Dom Bosco, local de embarque. A bordo do Catamarã, com coletes salva-vidas, os estudantes tiveram uma aula de educação ambiental. Pelo sistema de som, a professora guia da Universidade de Brasília-UnB, transmitiu informações sobre a criação do lago e sobre a sua importância para umidificar o ar, gerar energia e servir de área de lazer. O programa também incluiu informações sobre a fauna e a flora do local.

Para sistematizar as experiências, ou seja, propiciar a reflexão e reelaboração do pensamento a partir do conhecimento da realidade, planejamos atividades avaliativas complementares para serem realizadas como tarefas de casa. Contamos com a participação e o apoio das famílias!

CLIQUE AQUI e confira mais fotos!

Ariela Farias