09/10/2017

Ensino Fundamental I

Aulas-Passeio do Ensino Fundamental I

Para darmos continuidade ao projeto da Mostra Cultural, realizamos a segunda atividade extraclasse com os estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. O principal objetivo foi complementar o trabalho realizado em sala de aula, além de oferecer a possibilidade de vivenciar, na prática, diversos conceitos apresentados.

As saídas de campo são importantes em diferentes aspectos, pois são capazes de motivar e promover o interesse dos alunos para os conteúdos estudados. Além disso, é uma excelente oportunidade para ajudar a compreender e assimilar, de forma interdisciplinar, os conteúdos.

No intuito de aprimorar os conhecimentos sobre Educação Financeira, as turmas do 2º ano visitaram o Museu de Valores do Banco Central. Durante o passeio, observaram o acervo do Museu de Valores com suas moedas, cédulas e outros valores impressos, barras de ouro, medalhas e curiosidades ligadas ao dinheiro e à máquina de fazer moedas.

Confira mais fotos clicando aqui!

As turmas do 3º ano visitaram o Parque Olhos D’Água, uma área ambiental do bioma cerrado, localizada na Asa Norte. Fizeram um circuito com caminhada de baixa intensidade, cruzando pelo Parque Olhos D’Água até chegar à nascente para observar algumas espécies nativas da flora do bioma cerrado.

As turmas do 4º ano visitaram o Lago Paranoá para conhecer as características gerais do processo histórico da mudança da Capital Federal para o Planalto Central e a história da construção do lago. Estudaram e vivenciaram elementos naturais do Distrito Federal: vegetação, relevo e hidrografia, com destaque para o Lago Paranoá. A aventura começou na Ermida Dom Bosco a bordo do Catamarã, com todos os estudantes usando coletes salva-vidas para vivenciar uma aula diferente de educação ambiental. Pelo sistema de som, a professora guia da Universidade de Brasília (UnB), transmitiu informações sobre a criação do lago e da sua importância para umidificar o ar, gerar energia e servir de área de lazer. O programa também incluiu informações sobre a fauna e a flora do local. Destacamos que a embarcação “Mar de Brasília” é credenciada junto à Marinha do Brasil para o desenvolvimento da atividade. Trata-se de um Catamarã de 42 pés (12,5 metros de comprimento por 6,5 metros de largura). Capacidade para 79 passageiros e três tripulantes, equipada com coletes salva-vidas.

As turmas do 5º ano visitaram o Parque Nacional de Brasília para participar da trilha e conhecer as espécies de plantas do Cerrado e da Mata de Galeria, com suas riquezas naturais. Após a trilha, tomaram banho de piscina na Água Mineral.

Essas saídas de campo aconteceram em parceria com a Empresa Extraclasse, em ônibus executivos e com guias especializados, e contaram com a participação da equipe de apoio do colégio e professores que acompanharam nossos grupos nessas incríveis experiências.

Como o aprendizado precisa ir além da escola e das tarefas de casa, proporcionaremos mais um mecanismo avaliativo a partir dessas saídas de campo. Encaminharemos atividades extraclasse, após a semana de avaliações, para sistematizar os conhecimentos construídos nas saídas de campo. Contamos com a participação e o apoio das famílias.

Ariela Farias

Coordenadora Pedagógica