A interdisciplinaridade aconteceu na
década final do século passado a partir da necessidade de se contrapor a
fragmentação causada por uma visão de cunho positivista. As ciências foram
divididas em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo
menos, um elo entre elas.
Para Paulo Freire, ao trabalhar
com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos
numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais
qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais
participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social.”
Os objetivos da
metodologia do nosso trabalho interdisciplinar são: integrar os conteúdos:
passar de uma concepção fragmentária para uma concepção
unitária do conhecimento e
aplicar as competências matemáticas, históricas e físicas na resolução de um
projeto mecânico na construção de um protótipo de uma catapulta.
O trabalho
consistia em apresentar, após pesquisa e estudo, através de slides o contexto
histórico começando com a origem, desenvolvimento e descendências tecnológicas
do instrumento que nasceu para a guerra e decidiu a vitória de vários povos.
A partir desta
concepção, o grupo de estudantes apresentou os vários modelos e a discussão do
projeto da catapulta, buscando solucionar problemas físicos através de
análise do lançamento oblíquo, calculando velocidade, alcance, tempo de voo,
altura máxima e suas variações com os ângulos de lançamento, informando
corretamente, a partir dos dados fornecidos, os gráficos e as leis das funções
(constante, afim e quadrática), assim como as fórmulas e cálculos
necessários para a resolução.
Ao final, apresentaram
o protótipo de um modelo de catapulta, onde foi verificado o alcance exigido de
5 metros. Deste modo, o grupo pode vivenciar a interação entre disciplinas de
exatas e humanas, observando a importância do estudo interdisciplinar, buscando
soluções para problemáticas teóricas e construções práticas, envolvendo assim
o conhecimento, o lúdico e a criatividade.
Todos os
estudantes participaram com empenho e alegria.
Professores: Vanessa Mariani, André Chaul e Jane
Grey (1ª série do Ensino Médio)