29/07/2016

Olimpíada de Matemática 2048

No dia 27 de Julho foram realizadas as finais do torneio de 2048 que reuniram turmas do 6°, 7°, 8° e 9° anos. O jogo 2048 possui plataforma digital e foi aplicado aos estudantes com o uso dos recursos do laboratório Mente Inovadora. Esse jogo exige uma manipulação de números de forma lógica e estratégica e tem como habilidades priorizadas: concentração e análise lógica, uso de informações incertas utilizando estimativas e probabilidade, além de relacionar informações de fontes diferentes.

A competição, organizada pelos professores de Mind Lab juntamente com os professores de matemática de cada série do Fundamental II, iniciou-se na primeira semana do mês de Junho e contou com participação de todos os alunos em fases classificatórias e eliminatórias. Na primeira etapa, os alunos de cada turma jogaram entre si e os que alcançaram a pontuação devida se classificaram para a outra fase na qual foram escolhidos os representantes de cada série. Os estudantes classificados participaram das finais organizadas em duas etapas: 6° ano contra 7° ano e 8°ano contra 9°ano. Os alunos finalistas foram: Juliano dos Santos (6° ano), Pedro Miguel (7° ano), Giovanna Piante (8° ano) e Arthur Wallace (9°ano).  Os vencedores de cada final foram, respectivamente: Juliano dos Santos (6° ano) e Geovana Piante (8° ano). Os professores envolvidos – Lauandro Pimentel (Mindlab), Wagner Leite (Mindlab), Pierre Andretti (6°ano), Vanessa (7° ano), Lílian (8° ano) e Fabiano Amorim (9° ano) – mediaram o processo desde o início e puderam trabalhar habilidades específicas de matemática e de raciocínio de todos os alunos participantes. Os vencedores do torneio foram homenageados e receberam prêmios variados por suas conquistas.