18/04/2017

Semana do Índio

No mês de abril comemoramos a Semana do Índio. Para que os estudantes conheçam e valorizem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. O Dia do Índio é um resgate à nossa história e das nossas raízes e mostra a importância dos indígenas para a construção da identidade brasileira. Para esta data realizaremos atividades contextualizadas em sala de aula com oficinas para confeccionar acessórios indígenas e ornamentos para a oca com trabalhos artísticos.

O objetivo do projeto é gerar novas aprendizagens mostrando que o índio contemporâneo tem os mesmos direitos que muitos de nós, com acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a vida urbana proporciona, mas preservando a cultura, a língua, a alimentação, a arte e os costumes.

Para abrilhantar essa data tão significativa, receberemos no dia 19/04 (quarta-feira) a visita de índios da tribo:  Kamayurá do Parque Xingu que hoje residem na casa de apoio ATINI - VOZ PELA VIDA. É uma instituição comprometida a ajudar as crianças brasileiras, especialmente as indígenas na defesa de seus direitos. Para conhecer o trabalho desenvolvido segue o e-mail de acesso (contato@atini.org.br).

Essa vivência será inesquecível para os estudantes, que terão a oportunidade de conversar e conhecer a cultura indígena. Na saída do turno matutino e entrada do vespertino (12h/13h15) todas as famílias estão convidadas a participar desta conversa com os índios.

Marislene Pereira e Ariela Farias

Coordenação Pedagógica/ Orientação Educacional