22/02/2017

Projeto Hábitos de Estudo

Srs. pais e/ou responsáveis,

O Serviço de Orientação Educacional (SOE) iniciará o projeto Hábitos de Estudo com os estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo será viabilizar a construção de hábitos de estudo na rotina diária dos estudantes, buscando o interesse pelos componentes curriculares, estimular o processo de construção do conhecimento, favorecer a responsabilidade com os estudos e diminuir a quantidade de carimbos de aviso* na agenda.

O projeto será dividido em  etapas:

1ª etapa: Encontro com os estudantes no salão de eventos do colégio para apresentação de técnicas de hábitos de estudo, salientando a importância de sanarem suas dúvidas e terem persistência e compromisso com os estudos.

2ª etapa: Com o auxílio da orientadora, os estudantes preencherão a tabela de ROTINA SEMANAL para facilitar o planejamento diário. Nesta, constarão a organização dos horários de cada atividade, o horário para os estudos e demais atividades que a criança faz quando não está no colégio. A moldura será feita na aula de arte e após o preenchimento a tabela será enviada para casa para ser fixada no local escolhido para estudo.

3ª etapa: Às sextas-feiras, as educadoras colarão o adesivo de incentivo na agenda de acordo com a quantidade de carimbos recebidos durante a semana.

• O estudante que não tiver nenhum carimbo receberá o adesivo azul (“Você conseguiu!”).
  • Aquele que ganhar 1 (um) carimbo receberá o adesivo amarelo (“Bom esforço!”).
  • Quem tiver mais de 2 (dois) carimbos na agenda receberá o adesivo branco (“Você pode melhorar!”).

Será feita uma planilha de desempenho a partir do primeiro dia do projeto para que seja registrado o desenvolvimento dos estudantes.

Os discentes receberão como lembrança um kit contendo um folder com dicas de estudo, uma placa de maçaneta “Lassalista estudando”,  para colocar na porta do local de estudo, um lápis personalizado e um marcador de página.

É extremamente necessário o acompanhamento e envolvimento das famílias para que os estudantes se organizem e cumpram com a planilha. Acreditamos que consolidando a parceria entre escola e família o sucesso acadêmico acontecerá!

*Os carimbos de avisos serão aplicados quando o estudante não trouxer algum material ou tarefa (inclusive as incompletas).

Ariela Farias

Orientação Educacional – 2º ao 5º ano