13/06/2016

ORIENTANDO

Como ajudar as crianças a resolverem seus conflitos

 

O desenvolvimento da autonomia na infância e a construção de uma personalidade saudável permitem que a criança ganhe independência e assim comece a resolver seus próprios conflitos ao longo da vida. A maioria delas já vivenciaram situações conflituosas em casa ou na escola, e que tentou se defender e terminou com sentimentos de impotência, angústia ou incompreensão e talvez não estivessem preparadas para enfrentar essas intrigas ou mal-entendidos. 

A relação entre as crianças nem sempre é só de brincadeiras e amizade, existem desavenças geradas por discordância de opiniões entre elas e são nestas situações que devem desenvolver habilidades para resolução de problemas. As que apresentam temperamento dócil ou são tímidas, muitas vezes evitam os conflitos, sofrendo caladas. Os pais e professores falam constantemente que os discentes devem tratar os outros com respeito, que não devem brigar ou discutir, e que sejam obedientes, mas a grande dificuldade é com os que não cumprem regras.

O equilíbrio e autonomia são importantes, pois a criança aprende a mediar quando resolve a situação conversando com o colega ou quando pede ajuda de um adulto. É importante o diálogo no ambiente familiar para uma boa convivência e para estipular as regras que precisam ser seguidas.

Os pais também devem ensinar a melhor forma de defesa em situações desagradáveis buscando sempre a justiça com o próximo.