20/04/2016

Semana do índio

No mês de abril os estudantes do Ensino Fundamental I, comemoraram a Semana do Índio, construíram os painéis das salas alusivo ao tema, realizaram atividades contextualizadas, apresentações com músicas e com ajuda dos professores de arte ornamentaram a oca com os trabalhos das crianças. Esse tema é tão relevante que consta no currículo escolar e mostra a importância dos indígenas para a construção da identidade brasileira.

O objetivo do projeto foi gerar novas aprendizagens e ensinar que o índio contemporâneo tem os mesmos direitos que muitos de nós, eles têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de preservar a cultura, a língua, a alimentação, a arte e os costumes.

Para abrilhantar essa data tão significativa, recebemos a visita de índios das tribos: Kamayurá e Pataxó, que hoje residem na casa de apoio ATINI - VOZ PELA VIDA, é uma instituição comprometida a ajudar as crianças brasileiras, especialmente as indígenas na defesa de seus direitos. Para conhecer o trabalho desenvolvido segue e-mail (contato@atini.org.br).

Essa vivência foi inesquecível para os discentes, pois tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer a cultura indígena!

Marislene Pereira e Ariela Farias

Coordenação Pedagógica/ Orientação Educacional